BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

Como aplicar DDD e TDD em conjunto

O objetivo do desenvolvimento de um software é entregar uma solução para a dificuldade ou problema de um grupo de pessoas. Para isso, é preciso estudar as necessidades do público e desenvolver o projeto. Com esses passos finalizados, inicia-se o desenvolvimento do código. Porém, o método pode não entregar bons resultados.

A implementação das metodologias DDD e TDD em conjunto é a forma mais eficiente de entregar um sistema construído de acordo com as necessidades do cliente. Além disso, as chances de erro são reduzidas, podendo chegar a zero. Neste artigo, mostraremos como aplicar DDD e TDD em conjunto nos seus projetos.

O que são as metodologias DDD e TDD?

O DDD (Desenvolvimento dirigido ao Domínio) é uma metodologia com padrões e princípios utilizados na construção de aplicações de sistemas que estejam alinhados com as necessidades do negócio.

A metodologia trata da modelagem do domínio, onde primeiro é preciso entendê-la para depois aplicar suas terminologias, regras e lógica dentro do código. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, apesar de contar com conjunto de blocos que são usados na solução, DDD não é um framework.

DDD é uma automatização do processo do negócio, que tem como objetivo principal que o domínio do software atenda completamente às necessidades do projeto.

O TDD (Desenvolvimento Orientado a Testes) também é uma metodologia, porém, seu principal objetivo é fazer com que o software seja desenvolvido a partir dos resultados obtidos por meio dos testes. Isso quer dizer que os testes são realizados antes da implementação do código.

A metodologia TDD elimina os erros que são encontrados após a finalização do código, pois sabendo quais falhas um sistema pode apresentar, o código será desenvolvido com mais qualidade e assertividade.

Como DDD e TDD podem ser aplicado em conjunto

DDD e TDD podem e devem ser aplicados em conjunto. Partindo do entendimento, o DDD trata a modelagem do domínio para identificar as necessidade do negócio e após desenvolver um projeto capaz de atendê-las.

Diversos especialistas afirmam que o DDD está mais relacionado com a comunicação entre os times de desenvolvimento do que com a prática de desenvolver um código.

Por esse motivo, o envolvimento de analistas, usuários, desenvolvedores, arquitetos e outros profissionais da área é fundamental para construir um software guiado para o domínio do negócio.

Após a identificação e modelagem das necessidades que devem ser atendidas pelo software, o TDD deve ser aplicado. Ou seja, com o projeto e seus recursos definidos, os desenvolvedores não vão escrever o código, mas sim os testes para identificar erros e falhas que o sistema pode apresentar.

Os testes vão conduzir o desenvolvedor à criação de um código mais limpo e efetivo, que entregue os recursos que foram planejados pelo DDD. Dessa forma, diminui-se os riscos de entregar um projeto deficiente ou insatisfatório para o cliente.

Além disso, não será necessário retomar o projeto com refatoração, processo que é bastante comum em práticas mais tradicionais de desenvolvimento.

Você deve estar pensando que dessa forma a entrega do projeto sofrerá uma atraso considerável, mas isso é relativo. Levando em consideração que o sistema será desenvolvido com base nas duas metodologias, o recomendado é que o prazo informado ao cliente seja adequado às novas técnicas.

Apesar de parecer que esse ajuste de datas atrasará na entrega final, depois de finalizado não será mais necessário realizar ajustes e correções.

O software será desenvolvido em total alinhamento com o que é necessário para o cliente e com um código limpo e aperfeiçoado por meio dos testes. No final, ganha-se mais do que se perde.

Por outro lado, a implementação de duas metodologias no desenvolvimento de software não é um processo rápido. Um modelo novo exige adaptação e prática, que são obtidos com o passar do tempo e a quantidade de vezes que é realizado.

Se a empresa quer investir em DDD e TDD e ter agilidade, deve começar desde já e executar em todos os seus projetos. A implementação de modelo efetivos de DDD e TDD pode ser realizada por profissionais de dentro da própria empresa, desde que sejam especialistas ou já tenham realizado esse tipo de implementação em outros projetos.

Do contrário, o ideal é contratar uma equipe que possa prestar suporte e garantir e efetividade no projeto. Veja como podemos ajudá-lo.


Tags: ,
Multron
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS