Unimed BH e TI: A relevância da automação para o processo de atendimento a COVID-19

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A Unimed-BH é uma cooperativa do grupo Unimed, que atua no atendimento ao setor de Saúde.

Além de Belo Horizonte (MG), o cliente atende a mais 33 municípios da grande BH e, também, ao chamado Atendimento Intercâmbio, que corresponde a assistência a pacientes das demais unidades da Unimed, possibilitando o atendimento em todos os estados do país.

1. O desafio da Unimed BH

Durante a pandemia de COVID-19, a Unimed-BH tinha como missão, além do atendimento com presteza e agilidade, notificar cada paciente com suspeita e registrar os casos da doença no sistema de notificação ao governo federal e-SUS Notifica.

Estes lançamentos eram feitos de forma manual pelos profissionais de saúde e as notificações não poderiam deixar de acontecer ou ocorrer com atraso, comprometendo a carga horária destinado aos atendimentos. Com um grande volume de notificações, tornava-se necessário a presença de uma média de 30 pessoas para efetuar o lançamento diário no site.

2. A solução proposta

O time de inovação da Unimed-BH percebeu que a tecnologia RPA (Robotic Process Automation) possibilitava a solução para este desafio durante o auge da pandemia, através da automatização dos processos de notificação da doença. Automação esta, que era possível pela existência de padrões definidos para o lançamento no sistema e com a ajuda do Grupo Mult.

A solução de RPA com integração junto ao banco de dados, apresentaria um robô para consultar a base de pacientes atendidos, relacionando-os a consulta de COVID-19 e, depois, efetuando o registro da notificação no site do governo federal, conforme regras do sistema E-SUS.

3. Como solucionamos

Com a solução RPA implementada pelo Grupo Mult, no ano de 2020, o robô passou a fazer consultas na base registrada pelos médicos, a cada novo atendimento ao COVID-19. O funcionamento se deu com o robô realizando a separação de atendimento por unidades, em seguida, efetua-se o acesso ao sistema com a credencial respectiva a cada unidade de atendimento da Unimed e a efetuação do registro da notificação conforme regras do e-SUS.  Por fim, o robô captura o número de protocolo da notificação registrada, retornando a informação, via banco de dados, ao sistema de controle da Unimed BH, informando qual o paciente o número do atendimento e protocolo registrado.

4. Ganhos

A solução de implementação do RPA apoiada por nosso time, possibilitou, durante o auge da pandemia, o redirecionamento das atividades dos enfermeiros para outras demandas mais importantes de atendimento ao cliente, otimizando o tempo e assertividade da tarefa. Com a automatização das notificações, foi feito um robô com execução 24 x 7, para não acumulação de notificações que evitariam o risco de subnotificações.

Mesmo com a atualização constante e em grandes proporções em um primeiro momento, a manutenção necessária para que o robô não deixasse de notificar os casos foi assertiva e eficaz, sem quaisquer complexidades e adversidades.

Depoimentos sobre parceria e ganhos:

Unimed-BH:

O uso da tecnologia de RPA trouxe um novo patamar de inovação na Unimed-BH, e permitiu escalar as notificações de pacientes com COVID-19 ao Ministério da Saúde, além de trazer uma segurança com relação à assertividade, agilidade e simplicidade, e ainda possibilitou que as pessoas que antes executavam essa tarefa manual e repetitiva retornassem às atividades de origem, que é cuidar dos nossos pacientes.

Além disso, o conhecimento do squad do Grupo Mult agregou muito nesse momento, com uma entrega rápida, através do levantamento do processo e do desenvolvimento utilizando metodologias ágeis, com entregas em sprints. Tudo isso foi proporcionado pelos recursos disponíveis na plataforma Automation Anywhere, que permite um rápido desenvolvimento, usando o conceito de low-code, além de garantir a confidencialidade da informação e gerenciamento das métricas do projeto.

Flávio Silva – Unimed-BH – Gerência de Inovação e convergência


Automation Anywhere:

A Automation Anywhere, através da sua subsidiária local, participou diretamente deste projeto de transformação digital, como fabricante da tecnologia de RPA, fornecendo licenças e suporte técnico através de nossos recursos locais no Brasil. Resultando que as melhores práticas de desenvolvimento e casos de uso na área médica, estão disponíveis localmente e compartilhados com nossos clientes e parceiros, apoiando junto com nossos parceiros,  o sucesso das jornadas de automação.

Celso Marconi – Auyomation Anywhere – Account Manager Brasil


Grupo Mult:

O Grupo Mult começou a sua jornada na Unimed-BH com sustentação e suporte a tecnologias adotadas por lá. À medida que fomos conhecendo melhor o cliente, identificamos o anseio que a empresa possuía pela busca de soluções inovadoras para o mercado de saúde. Aproximamos do time de inovação da Unimed e tivemos uma excelente receptividade da equipe, principalmente na figura do Flávio Silva, um dos responsáveis pela seleção e deploy de produtos inovadores. Entendendo melhor o momento e a necessidade da área de inovação, identificamos que a tecnologia de RPA seria um forte aliado desta cooperativa médica e, juntos, Grupo Mult e Unimed-BH captamos demandas de negócios e tecnologia e desenhamos soluções focadas na dor do cliente.

Danilo Macieira – Grupo Mult – Negócios

*Este conteúdo foi desenvolvido com o apoio do profissional Bruno Matos

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