Melhoria operacional na Rumo utilizando integrações com IOT

A Rumo atua como a maior operadora de logística ferroviária independente do Brasil, cruzando o país de Norte a Sul, através de quase 14 mil km de linhas que conectam as principais regiões produtoras com os três principais portos do país, oferecendo serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. Além disso, a Rumo opera terminais de transbordo, portuários e administra milhares de quilômetros de ferrovias em diferentes estados. Presente em 80% das regiões exportadoras do país, a Rumo é responsável pelo transporte de 26% do volume de grãos exportados pelo Brasil.

A base de ativos ainda é formada por mais de mil locomotivas e trinta e três mil vagões criando, assim, uma estrutura pronta para movimentar a economia e tornar o país um lugar mais conectado e com o olhar voltado para o futuro.

Em 2019 foram transportadas mais de 57 milhões de toneladas e possui expectativa de crescimento de 10% ao ano até 2023.

O desafio da Rumo

Como o constante crescimento da sua operação e buscando melhorar e otimizar a eficiência operacional, a Rumo identificou a necessidade de monitorar vários tipos de equipamentos e sensores (IOTs) aplicados na malha ferroviária para avaliação e acompanhamento de indicadores como pluviometria, geometria de trilho, posicionamento de locomotivas, quebra de trilho, temperatura e desgastes em vagões, entre outros. Esses indicadores trabalham diretamente na gestão operacional das locomotivas e garantem uma visibilidade de possíveis problemas que possam impactar a logística ferroviária. O volume de informações bastante elevado e o tempo para o feedback ao cliente precisa ser curto, ou seja, era necessário que a solução prosta tivesse uma boa performance.

A solução proposta

Buscando entender a demanda, foram realizadas várias agendas para esclarecimento do funcionamento operacional dos equipamentos e sensores. A solução proposta era criar um conjunto de integrações para receber esses dados dos IOTs, avaliar as regras de negócio disponíveis para cada integração e gerar alarmes que pudessem estabelecer ações corretivas e preditivas para evitar as paradas das locomotivas.

Como solucionamos

Utilizando-se de recursos da Cloud AWS foram desenvolvidos fluxos para recebimento dos dados da operação para serem cruzados com regras de análise dos dados mantidos pela área usuária, permitindo dessa forma apresentar em tempo real ou agendado, alertas ou até mesmo abertura de ocorrência de fluxo, permitindo ações rápidas para uma operação melhor e mais segura.

Ganhos

Com a solução adotada, a Rumo passou a receber feedback por e-mail e alertas em dashboards de monitoramento para tomada de decisões de negócio com o tempo reduzido, inferiores a 5 minutos. Para situações mais críticas existem ações automáticas, aplicadas através de regras de negócio para gerar restrições e interdições de circulação das locomotivas. Essa solução trouxe para a Rumo ganho de performance e agilidade nas ações de desimpedimento das vias de circulação ferroviária.

*Conteúdo desenvolvido com apoio do profissional Ricardo Werneck

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