BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

    Porque o DevOps na TI corporativa se tornou tão popular

    O DevOps  na TI  corporativa é um método conhecido por trazer mais eficiência às operações e gerar resultados mais qualificados. Mas por que será que o DevOps é tão popular na TI?

    Esse é o assunto do artigo de hoje e para descobrir a origem do sucesso e da popularidade do DevOps na TI corporativa. Basta acompanhar a leitura até o final.

    Como surgiu o DevOps na TI corporativa?

    A metodologia DevOps foi criada em 2008 na Conferência de Agile, em Toronto pelo administrador de sistemas, gerente de projetos e especialista em desenvolvimento, Patrick Debois. Sua pretensão era aprimorar o modelo ágil e propor discussões de estratégias que resolvessem os conflitos entre as áreas de desenvolvimento e operações de TI. Efetivamente, o conceito do DevOps teve origem após a disseminação de concepções como entrega contínua, desenvolvimento ágil e deploy contínuo.

    Na área de TI o DevOps começou a ser difundido em 2009, mas foi só em 2010 que a metodologia se espalhou, ganhando muitos adeptos, principalmente nos Estados Unidos. Embora muitos acreditassem que o DevOps não passaria de uma moda, ele inovou o mercado tecnológico e transformou a área da TI.

    Veja como o DevOps foi importante para a transformação digital.

    DevOps e liderança

    Assim como o DevOps na TI sugere uma forma diferente de pensar o setor,  ele pede também por uma liderança diferenciada. Essa mudança refere-se à maneira de enxergar os requisitos, a governança e até mesmo os riscos.

    Logo, a TI não deve apenas entregar o que a empresa precisa, mas também gerar resultados corporativos.

    Muitos líderes de TI já perceberam a importância dessa mudança, contudo, a grande questão é: como fazê-la?

     Certamente não há uma fórmula pronta para isso, mas a liderança é capaz de alterar comportamentos e de transformar uma cultura. Por isso, há algumas práticas recomendadas para a implantação do DevOps na TI.

    Saiba Como adotar um Mindset DevOps.

    Práticas recomendadas para difundir a cultura DevOps

    Definitivamente o DevOps não é um conjunto de ferramentas que são simplesmente adquiridas e utilizadas pelos líderes de TI, mas sim um movimento, uma cultura. Ou seja, sua jornada deve ser iniciada com planejamento.

    • Comece com uma equipe pequena – Busque formar uma equipe enxuta, que esteja focada na transformação. Desse modo, as outras áreas da empresa irão acompanhar esse processo e adotar à cultura naturalmente. Será só uma questão de tempo.
    • Levante a bandeira da transformação – Sempre que puder, fale da importância do DevOps na TI, pois inspirar e motivar a equipe é uma etapa muito importante deste processo. Além do mais, como líder você deve mostrar que o DevOps é um caminho seguro e assertivo.
    • Aprimore a comunicação – Liderar uma equipe significa promover e manter canais de comunicação corporativa. Portanto, para ver a mudança acontecer, melhore a comunicação. Invista em uma comunicação aberta e livre que faça com que as pessoas entendam a cultura DevOps e confiem nela.
    O DevOps  na TI  corporativa é um método conhecido por trazer mais eficiência às operações e gerar resultados mais qualificados

    A propósito, por que tanta popularidade?

    Mesmo que na área de TI o DevOps já tenha aproximadamente 12 anos de existência, é atual e está sempre apresentando novos desafios. Afinal, o método, assim como suas ferramentas e aspectos culturais continuam em evolução.

    E por que será que o DevOps ainda vem conquistando tantos fãs na TI corporativa?

    Bem, pode-se dizer que o sucesso do DevOps se deu por conta da sua forma veloz de operar, proporcionando um ambiente de colaboração e experimentação, que resulta em equipes multifuncionais. Assim, ele derruba as barreiras que há entre desenvolvedores e operações nas empresas de TI, acelerando o processo de desenvolvimento de um software.

    O interessante é que todos esses pontos estão de acordo com os objetivos buscados pela maioria dos CEOs neste momento, pautados pela experimentação e inovação.  

    A transformação dos negócios é importante para atender às necessidades dos clientes e também para lidar com a competitividade do mercado de software.  Além disso, na área de TI o DevOps ajuda a acelerar o ritmo do trabalho, reduzindo esforços e burocracias. 

    Veja também

    DevOps na TI: como ele ajuda sua empresa a reduzir custos.

    Outro fator que contribuiu para o aumento da popularidade do DevOps na TI é o fato de que as ferramentas utilizadas na metodologia atingiram um nível de maturidade à medida em que o mercado também amadureceu. Em meados de 2010, por exemplo, as ferramentas de colaboração compatíveis com o DevOps ainda não eram tão conhecidas e usadas.

    Em contrapartida, atualmente há uma infinidade de ferramentas já testadas e consolidadas pelo mercado, capazes de oferecer recursos de comunicação e colaboração. Desse modo, o DevOps revolucionou o funcionamento da TI corporativa, agregando valor aos principais processos de negócios.

    Por que o DevOps é popular na TI corporativa04

    Por fim, podemos ver como o DevOps traz uma resposta eficiente para atender às crescentes demandas do mercado. Em síntese, a metodologia se originou da compreensão de que era preciso inovar o próprio jeito de trabalhar para melhorar a produtividade.

    Agora que você já sabe por quais motivos o Devops na TI corporativa ganhou tanta popularidade e quais são os ganhos que ele trouxe para o setor, conta para a gente se você já utiliza a metodologia. Deixe o seu comentário e ajude outros profissionais a embarcarem nessa jornada.

    Veja também:

    Multron
    RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS