BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

    DevOps na TI: como ele ajuda sua empresa a reduzir custos

    Primeiramente, como já falamos aqui no blog, uma estratégia consistente de DevOps na TI auxilia na redução de custos da empresa, tornando o seu negócio mais valioso.

    Um dos principais mandamentos da metodologia DevOps é a comunicação entre a equipe de desenvolvimento e a operação de TI. No cenário ideal, esses dois grupos devem trocar informações com certa frequência, em vez de trabalharem afastados.

    Essa é uma característica que, sem dúvida aumenta a eficiência produtiva da das equipes e ajuda a empresa a poupar dinheiro.

    Por isso, trouxemos 5 maneiras de economizar dinheiro com DevOps na TI.

    Veja quais são:

    1. Redução nos custos de liberação

    Uma boa estratégia de DevOps faz com que a sua empresa mantenha resultados de excelente qualidade. Isso acontece porque o DeVOps possibilita que a organização divulgue tudo muito mais rápido.

    Contudo, vale salientar que essa agilidade nos processos só é possível devido a automação. Por exemplo, o processo de desenvolvimento de um aplicativo traz inúmeras vantagens – uma delas é a eliminação da necessidade de testes feitos por humanos durante a liberação. Assim, trabalhos que antes duravam dias, passaram a exigir muito menos tempo de execução. Outro benefício do processo automatizado é a redução da quantidade de pessoas sem que haja prejuízo no projeto.

    Esses são só alguns dos ganhos que o DevOps na TI pode proporcionar. Continue acompanhando e conheça os outros benefícios.

    • O DevOps na TI permite que resolver problemas com mais rapidez

    Em muitas empresas, há uma dificuldade que é comum aos colaboradores de uma mesma equipe.  Acontece que nem sempre eles conseguem compreender de que forma os problemas que eles ajudam a resolver, impactam a organização como um todo.

    Por outro lado, se as equipes de desenvolvimento e operações se comunicam com regularidade isso se torna mais fácil de ser visualizado.

    Com o DevOps na TI, as equipes de desenvolvimento são capazes de analisar os dados das operações e vice-versa. Eles ainda podem visualizar análises comparativas do sucesso ou falha de diferentes implantações ou responder mais rapidamente quando os usuários relatam problemas.

    Resumindo, as empesas economizam dinheiro ao passo que são alertadas sobre problemas mais rapidamente. Ao mesmo tempo, as equipes que receberam acesso às informações relacionadas ao problema, conseguem resolvê-lo também com agilidade.

    • Minimiza o tempo de inatividade

    Quem lidera setores de TI sabe bem o que o tempo de inatividade da rede é um aborrecimento enorme. Além de contratempos, as interrupções na rede ocasionam perdas financeiras consideráveis. Mas nada que não possa ser resolvido com o DevOps .

    Antes de explicar como esses prejuízos ocorrem, vale dizer que eles estão diretamente ligados à experiência do usuário.

    Exemplificando, sempre que alguém tenta acessar um site ou aplicativo e não consegue, ele pode ficar frustrado a ponto de desistir do acesso. Ele ainda pode procurar outra empresa que ofereça uma experiência melhor, fazendo negócio com ela.

    O DevOps na TI reduz o tempo de inatividade graças a testes automatizados. Eles permitem que as empresas possam prever os problemas, resolvendo-os antes que os sistemas sejam derrubados.

    • O DevOps na TI acelera as alterações

    Antes do DevOps, os departamentos de TI acumulavam uma lista com as alterações a serem feitas nos aplicativos.  A metodologia DevOps contribuiu para que as equipes trabalhem com agilidade na implementação de mudanças nos aplicativos

    Além do mais, o DevOps na TI permite que a empresa possa inovar e se antecipar às tendências do mercado. Afinal, os consumidores atuais são ávidos por agilidade, principalmente quando se trata de aplicativos móveis. Se houver muitos problemas de atualização ou ainda outros inconvenientes, é provável que esse aplicativo seja substituído por outro mais estável.

    Portanto, a capacidade de atender às solicitações de mudanças no de desenvolvimento de aplicativos com mais celeridade, pode reduzir as despesas do orçamento geral do projeto e ajudar as empresas a concluí-lo antes do prazo.

    • Reduz atrasos no lançamento

    Assim como todo o processo é feito com rapidez, o produto também precisa chegar ao mercado no prazo. Se as empresas demoram muito para lançar um produto, certamente serão vencidas por empresas concorrentes.

    A utilização da DevOps na TI aumenta efetivamente a eficiência, aumentando também a probabilidade de que as empresas possam ser pioneiras na inserção de seus produtos no mercado, tendo assim, mais lucratividade.

     Por fim, criar um ambiente DevOps pode levar tempo, já que é preciso fazer com que as principais partes envolvidas mudem algumas políticas e  práticas.  Mas esses são os principais motivos que fazem com que os líderes de tecnologia, bem como executivos de setores não técnicos, lancem mão do DevOps na TI.  As estratégias bem sucedidas podem poupar drasticamente uma quantidade significativa de tempo e também de dinheiro da sua organização, melhorando a eficiência em todos os níveis.


    Tags:
    Multron
    RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS