BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

Como adotar um Mindset DevOps

Desde já, o Mindset DevOps veio para descomplicar o fluxo de trabalho nas diversas etapas de criação de um sistema, a fim de unificar os  times de desenvolvimento e operação.

A princípio, desenvolver um software não se trata apenas de escrever um código. Isso porque o seu time de desenvolvimento está sendo julgado durante todo o tempo, não apenas pelo código que escreve, mas pelo valor que provê aos seus usuários.

E aí, surgem questionamentos importantes.

Como medir o sucesso de um time de desenvolvimento e tecnologia em um cenário de entrega de valor?

Como trazer toda essa equipe para o início do processo desde a concepção até a fase final de entrega?

Continue a leitura, que ainda mostraremos como tudo isso é possível.

Porque ter um Mindset DevOps

Frequentemente, quando se trabalha com equipes encontramos um problema que é comum a muitas organizações: a comunicação.

Desenvolvedores culpando o setor de operações e infraestrutura por algum atraso ou porque o sistema não funciona e vice-versa.

Porém, há de se ter um caminho a trilhar para acabarmos com estes ruídos. Este caminho é: adotar um Mindset DevOps.

E aderir a um Mindset DevOps é muito mais do que adotar práticas técnicas para automatizar a entrega de um software. Afinal, requer mudança de cultura alinhada com os valores e princípios do DevOps.

No entanto, antes de falarmos de maneira mais aprofundada sobre o DevOps precisamos saber o que ele significa.

Mindset DevOps: o que significa na prática

O DevOps representa a junção de pessoas, processos e também de produtos para continuamente entregar valor aos nossos usuários de maneira constante. Ao mesmo tempo, isso envolve um ciclo contínuo de feedback no intuito de melhorar a resiliência, o processo, bem como a qualidade do software.

Mas fique atento, pois, DevOps não é algo que acontece da noite para o dia em uma empresa, simplesmente porque alguém ou algum departamento resolveu adotá-lo.

Então, podemos afirmar que ele é um processo contínuo de mudança de cultura e processos de trabalho.

4 dicas para aplicar um Mindset DevOps

Corforme falamos anteriormente, a metologia é muito vantajosa para o fluxo de trabalho como um todo.

 Por conta disso, sugerimos que você comece agora mesmo a jornada de adoção de um Mindset DevOps na sua empresa. Antes de mais nada, para te ajudar nesse processo, separamos quatro dicas valiosas. Confira!

1. Identifique problemas que você deseja resolver

Tudo começa nesta fase. Primeiramente, identifique os problemas que você quer resolver.  Depois, faça uma lista de prioridades. Dê preferência para resolver aqueles problemas que retornem mais valor aos seus usuários.

2. Identifique e conecte pessoas-chave em sua organização

Após identificar o problema, chegou a hora de elencar as pessoas que farão parte da resolução daquele problema. O interessante aqui é selecionar pessoas-chave de diferentes áreas que compartilhem um objetivo único. Tal objetivo pode ser ainda resolver o problema X, melhorar o processo Y, bem como tornar mais rápido o deploy de uma aplicação Z e assim por diante.

3. Alinhamento top-down

Posteriormente, a transformação DevOps requer um alinhamento do topo até a base da pirâmide hierárquica de sua empresa. Além disso, sem a concordância dos executivos e gestores fica bem difícil implantar mudanças de processos, conceitos e novos métodos de trabalho que acelerem a adoção de boas práticas DevOps.

4. Colaboração

Para o sucesso de uma abordagem DevOps é extremamente necessário a colaboração e conexão entre os diferentes times de sua empresa. A palavra chave é colaboração. Portanto, faça as pessoas conhecerem bem umas as outras, tenha um bom canal de comunicação interno (ferramentas como Slack cumprem muito bem este papel), celebre as conquistas do seu time e dos outros times dentro da empresa, compartilhe conhecimento e elimine a cultura de culpa.

Para entender sobre a aplicação do DevOps visando a integração de dados, clique aqui e leia o artigo sobre o assunto no blog.


Depois de fazer tudo isso que explicamos, você estará pronto para avançar ainda mais na adoção de um Mindset DevOps. E lembre-se de que o jogo está apenas começando.

Os próximos passos são:

Tenha um fluxo de trabalho bem definido

Com um fluxo de trabalho bem definido os seus colaboradores podem se sentir bem mais confortáveis em desempenhar melhor as suas respectivas funções. Dessa forma, não há inversão nem confusão de papéis. Além do mais, todos sabem o que fazer para atingir os objetivos numa empresa que tem um fluxo de trabalho coeso e bem determinado.

Tenha um ciclo de feedback contínuo bem estabelecido

Reuniões de retrospectivas, dentre outras, são importantes para manter o ciclo de feedback contínuo girando entre os times.

Nunca pare de experimentar e aprender com os erros e mudanças

Os seus colaboradores não devem ter medo de errar. O lema do Facebook é “move fast and break things” ou “movimente-se rápido e quebre as coisas” em uma tradução literal. Isso significa que por sermos seres humanos estamos sempre errando, porém isso não deve ser passível de punição. O erro e a falha devem ser encorajados como um processo de aprendizagem contínuo, pois é errando que se aprende.

E em termos práticos, o que podemos fazer para abranger todos estes itens que citamos acima?

Você pode tentar:

  • melhorar a qualidade dos seus use cases e descrição dos mesmos;
  • aperfeiçoar a qualidade da escrita de suas tasks;
  • realizar deploys automáticos
  • fazer integração e entrega contínua de software;
  • fazer com que as equipes de desenvolvimento e infraestrutura trabalhem em conjunto rumo ao mesmo objetivo;
  • automatizar tudo que puder (testes, deploys, processos, etc);
  •  envolver o negócio na concepção das idéias do seu software;
  • envolver as equipes técnicas nas discussões de negócios pertinentes tenha um bom processo de desenvolvimento;
  • ter um bom processo de code review

Enfim, existem mais coisas práticas a serem feitas e essas foram algumas idéias para você pensar sobre implementar desde já o Mindset DevOps em sua empresa.

Definitivamente, DevOps não é o esforço de uma única pessoa ou um único time. É um esforço em conjunto de toda a organização. Todos trabalhando para o mesmo objetivo: entregar valor mais rápido e de maneira mais frequente.

Se quiser saber mais acerca da importância da metodologia, indicamos a leitura do artigo:  DevOps: entenda o seu papel no mundo da transformação digital.

*Conteúdo elaborado pelo especialista André Almar


Tags:
Multron
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS