BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

    O uso do Design Sprint para aflorar a criatividade dos profissionais

    Uma equipe multidisciplinar focada na resolução de um único problema durante uma semana de intenso trabalho colaborativo. Essa é a síntese do Design Sprint, metodologia ágil criada pela Google Ventures e que a cada dia ganha mais espaço no mundo empresarial. A palavra “sprint”, em inglês, diz respeito a uma corrida rápida – e é exatamente esse o objetivo da metodologia: chegar em pouquíssimo tempo ao fim do percurso. Na linha de chegada, será possível avaliar erros e acertos para, então, definir os próximos passos.

    As vantagens desse método são diversas: da rapidez para avaliar e validar ideias até o estímulo ao espírito de equipe e ao desenvolvimento de ideias inovadoras. Quer saber mais sobre o que o Design Sprint pode fazer pelo seu projeto ou pela sua empresa? Então confira, neste artigo, algumas das principais vantagens da metodologia.

    Aprendizado na prática

    O Design Sprint é baseado no Design Thinking e em metodologias ágeis já conhecidas no mundo corporativo. Sendo assim, ele tem, junto do estímulo à criatividade, um cronograma rígido a ser seguido. Após as fases de conhecimento, esboço de ideias e decisão sobre o caminho que será tomado, a equipe trabalha em um protótipo da solução escolhida.

    O último dia do sprint é dedicado a testes do protótipo com usuários reais e avaliação dos resultados. Isso permite que, em apenas cinco dias, a equipe saiba se a ideia executada atende verdadeiramente às necessidades do público-alvo ou não. Caso a avaliação seja negativa, o time “perdeu” somente uma semana de trabalho e pode definir mais facilmente os próximos passos.

    Trabalho em equipe

    Um dos requisitos do Design Sprint é que participem desses cinco dias de trabalho profissionais de diversas áreas envolvidas com o desafio abordado. Para que o trabalho seja produtivo, é recomendado que a equipe não seja muito grande: o ideal é contar com até sete pessoas. Um especialista em design, outro em tecnologia, um profissional de atendimento ao cliente e até o CEO são alguns exemplos de profissionais que podem integrar esse time multidisciplinar.

    Ao juntar esse grupo em uma sala para trabalhar de igual para igual e em prol de um objetivo único, a metodologia incentiva a colaboração e o trabalho em equipe. Ter tantos pontos de vista diferentes sobre um mesmo assunto é um ingrediente fundamental para que a equipe solte a criatividade e chegue a soluções inovadoras e assertivas.

    Agilidade e baixo custo

    Tudo o que o Design Sprint pede à sua equipe são 40 horas de dedicação integral. Isso não é muito, nem do ponto de vista de tempo, nem do financeiro. Independentemente do resultado dos testes, o trabalho realizado nesse período permitirá que o time envolvido tenha uma primeira visão da totalidade do projeto. Esse “overview” é a fase inicial e essencial de qualquer trabalho de desenvolvimento de software.

    A metodologia propõe que o grupo participante construa um protótipo funcional do que, em outras circunstâncias, seria apenas uma ideia e faça testes com usuários reais – tudo isso em apenas cinco dias. Dessa forma, com baixíssimo investimento, é possível identificar problemas precocemente e fazer as correções necessárias antes do início do desenvolvimento, economizando tempo e dinheiro.

    Foco nas pessoas e em um único problema

    O tempo limitado de um Design Sprint não permite que sejam tratados desafios muito complexos ou que vão levar muito tempo. O foco da equipe, portanto, deve ser um único problema, que possa ser resolvido em cinco dias.

    Além disso, durante todo o processo, a equipe deve trabalhar pensando na experiência do usuário e no design do produto. Por ser inspirada em grande medida no Design Thinking, abordagem centrada no ser humano para resolver problemas, o Design Sprint requer ainda um importante exercício de empatia. Ao conhecer profundamente o público que usará a solução, fica muito mais fácil ter ideias realmente funcionais e que atendam às necessidades dos usuários.

    Agora que você já conhece as principais vantagens que o Design Sprint pode trazer para o seu projeto e para a sua equipe, que tal saber mais sobre o Grupo Mult? Conheça nossas soluções!

    Multron
    RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS