BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

Multicloud: O que é e para que serve?

Nos dias de hoje, os inúmeros benefícios da cloud computing já não são mais novidade. Usar serviços de computação em nuvem para armazenar dados, utilizar servidores, softwares, aplicativos e outros serviços é uma realidade para empresas de todos os portes – e não por acaso. Essa prática reduz custos com infraestrutura, o tempo dedicado à manutenção e ao gerenciamento de hardware, permite a portabilidade, garante mais segurança, entre outras vantagens.

Mas você já ouviu falar de multicloud? Continue a leitura para saber mais sobre essa estratégia que está ganhando espaço no mundo corporativo.

O que é multicloud

Como o nome já diz, multicloud é a utilização de diversos serviços e fornecedores de computação em nuvem. Ela diz respeito, portanto, à gestão do cloud computing. Além de permitir a otimização dos custos, essa diversificação confere mais segurança, eficiência, disponibilidade dos serviços e melhora a capacidade computacional.

Benefícios da estratégia

Conheça alguns benefícios da estratégia de multicloud, que estão fazendo com que cada vez mais empresas adotem essa forma de trabalhar:

Diminui os riscos de indisponibilidade

Se todos os seus serviços estiverem hospedados em uma única nuvem, isso torna sua estrutura mais propensa a ser vítima de questões relacionadas a cibersegurança ou indisponibilidade generalizada. Quando você usa diferentes serviços e fornecedores de cloud computing, dificilmente problemas desse tipo vão prejudicar a sua operação. A estratégia de multicloud também permite que os serviços sejam restaurados mais rapidamente.

Aumenta a flexibilidade

O famoso ditado sobre não deixar “todos os ovos na mesma cesta” cabe bem neste caso. Além de ser um risco ter todos os seus dados e serviços nas mãos de um só fornecedor, a multicloud permite que você tenha maior flexibilidade, uma vez que pode mudar a distribuição dos recursos nas diferentes nuvens de acordo com a necessidade do negócio.

Reduz custos

Esta redução se dá pela arquitetura a ser implementada na Cloud.

Por exemplo: Ao usar tecnologias que não geram lock-in (dependência) como, principalmente, containers, você viabiliza a mesma aplicação em multicloud, reduzindo de fato custos referentes à soluções proprietárias.

Facilita a recuperação de desastres

Quando você tem serviços de nuvem com diferentes fornecedores, eles não dependem uns dos outros, o que torna o processo de recuperação mais ágil e sem grandes transtornos. Uma estratégia de multicloud também permite que você mantenha uma cópia dos dados ou aplicativos em outra nuvem.

Permite aproveitar o melhor de cada fornecedor

Você está certo em pensar que não existe um fornecedor perfeito para atender a sua empresa em todos os serviços de computação em nuvem. Mas é evidente que cada prestador de serviço tem o seu carro-chefe. A estratégia de multicloud permite que você escolha o melhor de cada um.

Possibilita maior flexibilização geográfica

As legislações de alguns países ou políticas de certas empresas podem exigir que os dados fiquem armazenados em determinada localização geográfica. Utilizar diversas nuvens pode ser uma solução para atender a essas demandas, sejam os serviços de cloud contratados regionais ou globais.

Quando utilizar a estratégia de multicloud

A multicloud está ganhando espaço no mundo empresarial, mas isso por si só não é motivo para você correr para adotá-la. Fique atento a alguns sinais que indicam que ela pode ser uma boa alternativa para você:

  • Está difícil de encontrar um fornecedor que ofereça tudo o que você precisa na qualidade desejada;
  • Você tem uma grande necessidade de evitar indisponibilidades ou interrupções nos serviços;
  • Sua empresa vê um grande risco de depender somente de um fornecedor;
  • Seus usuários usam Shadow IT, ou seja, softwares ou dispositivos que não são controlados pela área de TI. Nesse caso, a multicloud pode ajudar você a disponibilizar suporte também para esse usuário.

Agora que você sabe mais sobre a estratégia de multicloud, que tal avaliar se ela é para você? O Grupo Mult pode ajudá-lo a analisar essa e outras opções, para que você tome a melhor decisão para a sua empresa. Visite nosso site e conheça todos os serviços que temos a oferecer para você.

Multron
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS