+55 31 3194 0400

Empresas e profissionais de TI estão cada vez mais motivados a buscarem soluções que proporcionem mais segurança, ofereçam agilidade, sejam flexíveis, menos complexas e ajudem na governança de dados e redução de custos. A multicloud surge como uma das alternativas encontradas.

Com a solução, surgem também as dúvidas e os questionamentos sobre a efetividade e reais vantagens que o serviço pode oferecer. Neste artigo, você vai entender o que é multicloud e quais as vantagens a solução tem a oferecer para o seu negócio. Confira!

O que é multicloud?

Multicloud é uma estratégia de TI onde a empresa utiliza serviços de diferentes provedores para atender sua operação. Isso quer dizer que cada processo da infraestrutura de TI será atendido por uma empresa diferente.

O objetivo é aumentar a eficiência do negócio e evitar prejuízos, tanto financeiros, quanto operacionais para a empresa, por exemplo: se houver aumento no serviço prestado por um dos fornecedores, a empresa poderá buscar outra alternativa e não terá toda sua infraestrutura afetada.

Quais as diferenças entre multicloud e as demais nuvens?

Quando o gestor de TI busca uma solução para a otimizar diversos aspectos de sua infraestrutura se depara com duas opções: multicloud e cloud híbrida.

A cloud híbrida é uma junção da nuvem pública e da nuvem privada. Com esse serviço, a empresa pode armazenar suas informações mais críticas em nuvem privada e compartilhar dados menos sensíveis em nuvem pública. Isso faz da nuvem híbrida uma solução mais flexível, o que acaba sendo visto como um diferencial.

Diferentemente da multicloud, a nuvem híbrida não necessariamente conta com o serviço de diferentes fornecedores. Além disso, na multicloud, a empresa pode estar usando nuvem pública, privada ou híbrida.

As maiores diferenças entre as duas soluções é que a multicloud permite uma gama mais variada de tecnologias, além da empresa não ficar dependente de um único fornecedor, pois o serviço é oferecido por diferentes prestadores.

Além disso, a oferta de serviços cloud cresceu, fazendo com que a diversificação de provedores ficasse ainda maior, Com isso, o gerenciamento das soluções em nuvem ficou mais complexo e tornou o cuidado com a infraestrutura ainda mais desafiador.

A multicloud torna esse processo mais simples. Veja a seguir quais são as principais vantagens:

5 vantagens de adotar multicloud

1. Otimização de custos

Optar pela solução multicloud permite que a empresa combine opções de serviços mais competitivas, não se limitando a ser atendida por um único provedor. Dessa forma, será mais fácil encontrar soluções com o melhor custo-benefício.

2. Integração de serviços

Ao usar diferentes fornecedores e tipos de nuvens, a empresa amplia as possibilidades de integração com a sua infraestrutura. Ou seja, as chances de não ter suporte para integração de recursos será bem menor.

3. Segurança no armazenamento de dados

Na Multicloud, a empresa encontra diversas localidades de armazenamento de dados. Dessa forma, as informações mais sensíveis podem ser distribuídas com objetivo de proporcionar maior segurança.

4. Recuperação de desastres

Quando a empresa sofre um ataque ou instabilidade, um dos maiores problemas enfrentados é a interrupção do serviço. Esse tipo de situação, mesmo que por alguns instantes, pode causar perdas irreversíveis.

A Multicloud reduz significadamente esse tipo de problema. Por contar com nuvens distintas, a empresa não depende de um único serviço, ou seja, caso algum servidor sofra uma instabilidade, a empresa terá uma réplica independente em outra nuvem.

5. Alto desempenho

A Multicloud conta com serviços e prestadores diferentes, por esse motivo, a empresa aumenta seu leque de recursos e utiliza aqueles com maior potencial e desempenho em cada situação. Caso algum serviço não esteja respondendo adequadamente, é possível utilizar outro prestador do mesmo nicho.

A versatilidade que a multicloud proporciona também permite que a empresa mantenha seus recursos mais próximos dos usuários, com isso é possível obter o maior desempenho em um curto espaço de tempo.

Empresas preocupadas em ganhar escalabilidade, ao mesmo tempo em que mantêm sua rede segura e não perdem o desempenho da operação, encontrarão, além desses, diversos benefícios nas soluções multicloud.

Receba mais dicas e conteúdos como este, assine a nossa newsletter!

Share This