BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

    A importância da segurança no cloud computing

    O mercado vem cada vez mais apostando nas plataformas de nuvem como uma saída mais segura para armazenar aplicativos e dados – mas nem todas investem corretamente para garantir a segurança no cloud computing.

    É importante ressaltar que nenhuma empresa pode aproveitar os benefícios da computação em nuvem sem garantir a segurança de seus aplicativos e dados de software. É preciso investir em soluções de segurança robustas, que atendam à frequência e velocidade da implantação na nuvem.

    A segurança no cloud computing deve contar com as mais recentes ferramentas de segurança e implementar protocolos avançados de segurança para eliminar o impacto desastroso que um ataque direcionado à segurança de seus dados poderia causar. Siga na leitura e descubra como manter sua empresa protegida.

    Por que a segurança no cloud computing é essencial?

    A previsão da indústria de computação em nuvem para 2020 estima um crescimento de 142%, chegando a US$ 162 bilhões. Isso se deve, em parte, ao lançamento cada vez mais intenso de produtos inovadores no mercado e à adoção mais ampla, tanto de consumidores quanto de empresas.

    Para garantir a segurança no cloud computing, é importante observar os seguintes cuidados:

    Acesso não autorizado a dados

    Uma empresa pode mover dados corporativos e do cliente para a nuvem para permitir que os funcionários acessem a qualquer hora e em qualquer lugar.

    Para que isso ocorra de uma forma segura, implemente uma política robusta para definir regras e funções de acesso a dados com clareza. Além disso, elabore vários níveis de autenticação e autorização para tornar os dados confidenciais acessíveis apenas a funcionários selecionados.

    As funções de segurança também ajudarão a manter os dados armazenados na nuvem protegidos a longo prazo.

    Perda de dados

    Quando uma empresa opta pelo armazenamento em nuvem, precisa mover dados corporativos e do cliente para servidores remotos.

    Os dados armazenados em servidores remotos podem ser perdidos devido a vários eventos inesperados. Por isso é preciso garantir que os dados armazenados na nuvem sejam duplicados, com uma rotina de backups em intervalos frequentes.

    Ao mesmo tempo, mantenha uma elaborada estratégia de recuperação de incidentes para recuperar todos os dados sempre que algum dano for causado ao local de armazenamento de dados principal. A segurança no cloud computing e as estratégias de backup devem ser integradas, para eliminar as chances de perda de dados.

    Opções de segurança diferentes de um provedor de serviços em nuvem para outro

    Alguns provedores de serviços em nuvem mantêm e monitoram a segurança na nuvem por meio de empresas de segurança de terceiros.

    Portanto, a qualidade e a eficácia da implementação e do monitoramento de segurança na nuvem podem oferecer níveis diferentes de proteção.

    Ao escolher o provedor, avalie as ferramentas e protocolos de segurança usados ​​para evitar ataques de segurança direcionados.

    Melhores práticas de segurança no cloud computing

    A segurança na computação em nuvem ainda é um dos grandes motivos pelos quais muitas empresas resistem em adotar esse tipo de solução para suas operações.

    Em um mundo onde os ataques cibernéticos e as violações de dados são comuns, como sua empresa pode confiar que suas informações estarão seguras?

    Listamos a seguir algumas práticas que serão de grande utilidade manutenção da segurança no cloud computing de sua organização:

    • Autenticação multifatorial: sistema que envolve uma série de dispositivos para garantir o acesso seguro às informações – como um código enviado para o telefone ou para o e-mail secundário. Embora isso possa consumir mais tempo, é um passo importante para garantir a segurança dos dados;
    • Senhas fortes: é crucial que os usuários tenham senhas sólidas. Para isso, vale apostar no uso de um serviço de gerenciamento de senhas. Também é recomendável alterar as senhas regularmente;
    • Compartilhamento de permissões: rastreie as pessoas alocadas para cada permissão, bem como o que pode ser acessado com essas permissões. Muitas brechas de segurança se devem pela falta de uma política de segurança da informação adequada ou pela falta de atualização dos sistemas quando alguém sai da empresa ou muda de função;
    • Criptografia: todos os dados transmitidos entre sua empresa e a nuvem devem ser criptografados. Isso pode ser feito por meio de uma rede virtual privada (VPN), que garante que todos os usuários se beneficiem de um nível padrão de criptografia;
    • Software antivírus: muitas vezes a falha da segurança em cloud computing está no sistema acessado. Proteja sua empresa contra hackers e softwares maliciosos mantendo sua proteção antivírus atualizada em todas as máquinas de sua operação;
    • Backup: implemente um plano de contingência para atuar rapidamente em caso de perda ou corrupção das informações. É possível optar por ter um backup local, utilizar outro serviço na nuvem ou fazer as duas coisas – backup nunca é demais.

    Serviços em nuvem trazem agilidade para a sua empresa

    Mesmo com as possíveis ameaças à segurança, os benefícios do cloud computing são infinitamente superiores – mais agilidade, mais eficácia e mais escalabilidade para suas operações.

    Basta empregar medidas eficazes de segurança e encontrar um provedor de nuvem confiável – isso ajudará a garantir que os dados de sua empresa estejam sempre seguros.

    Agora que você já sabe mais sobre segurança em cloud, veja um pouco sobre as nossas soluções! Somos especializados em processos de negócio e integração de dados, o que nos posiciona como um parceiro estratégico para implantação de arquiteturas de tecnologias de missão crítica.

    Ficou interessado? Fale com nossos especialistas em integração de dados.

    Multron
    RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS