Tendências de Cloud Computing que você precisa conhecer

Está sem tempo para ler este artigo? Experimente ouvir a narração, basta apertar o play!

Quais as tendências de Cloud Computing para os próximos anos?

De que forma esta tecnologia irá evoluir para atender as necessidades do mercado?

Quais são as novas soluções baseadas em nuvem?

Para ter as respostas para essas perguntas, não deixe de acompanhar este conteúdo.

Assim, você ficará por dentro de todos os pontos que são importantes no desenvolvimento e migração de aplicações na nuvem.

Principais tendências de Cloud Computing que você precisa conhecer

A princípio, a Cloud Computing trilha caminhos bastante promissores no Brasil e no mundo.

Afinal, cada vez mais empresas estão aderindo a esta tecnologia e realizando um movimento em direção à transformação digital.

Nesse sentido, os benefícios da computação em nuvem, vão além do ganho de produtividade e redução de custos adquiridos com processos inovadores.

A empresa que adota a Nuvem se torna mais competitiva, lucrativa e tem mais facilidade em escalar o seu negócio.  

No cenário nacional, os especialistas traçaram projeções de que o mercado atingiria US$ 2,5 bilhões em investimentos até o fim deste ano.

Os números ainda indicavam que até lá, a tecnologia estaria presente em 94% das empresas privadas e em 30% das instituições públicas. 

No entanto, devido à aceleração desse processo de digitalização nas empresas, acelerado pela pandemia de Covid-19, é possível notar uma mudança nas tendências de Cloud Computing para este e para os anos seguintes.

De maneira geral, o que se espera agora é que a Nuvem adentre por completo as empresas e varie suas formas de uso.

Confira a seguir, a relação das tendências de Cloud Computing mais relevantes.

Aumento de investimento das empresas

Em primeiro lugar, vale dar destaque a forte inclinação ao aumento do investimento em Computação em Nuvem por parte das empresas.

Isso porque toda companhia passará por um processo natural de amadurecimento do uso da Nuvem.

E esse é o momento ideal para os gestores reverem suas tecnologias e fazerem a manutenção da rede, bem como a atualização de aplicativos.

Em outras palavras, é a hora certa para novos investimentos, que permitam compreender os novos padrões e necessidades do mercado.

Aumento do uso de Containers

Entre as tendências de Cloud Computing, também estão o aumento do uso de contêineres, isto é, grupos isolados de código e/ou dados dos hosts e sistemas operacionais.

Esses containers trabalham uma melhor escalabilidade e independência das stacks tecnológicas.

Desse modo, ajudam a reforçar a segurança, a portabilidade, além de organizar melhor as aplicações e os dados dentro da Nuvem.

Resumindo, os containers continuarão em alta, pois, trata-se de uma estratégia que promete migrar ou implementar requisitos específicos de infraestrutura em nuvem de forma mais simplificada e segura.

Adoção de Nuvem Híbrida

Adotar a Nuvem híbrida também é uma prática que continua ganhando força dentro das empresas. Sobretudo com a utilização orquestrada de multi-clouds.

Assim, os empresários podem colocar as informações mais importantes em uma nuvem privada, enquanto as menos sensíveis podem ficar na nuvem publica.

Logo, a Nuvem Híbrida traz uma grande vantagem, permitindo a programação da carga de trabalho. 

Ou seja, é possível obter mais escalabilidade com a Nuvem Pública e otimização de custos com a Nuvem Privada.

Para se ter uma ideia da aderência futura  da Nuvem Híbrida, uma empresa que usa a tecnologia da Computação em Nuvem tende a acessar pelo menos seis plataformas diferentes; isso é o que indica a pesquisa State  of the Cloud Survey, da  RightScale.

Abordagem de Nuvem Pública e Privada

Além disso, o mercado de Nuvem Pública deve registrar um crescimento ainda mais significativo no pós-pandemia.

Afinal, os provedores de nuvem buscarão novas parcerias a fim de expandir ainda mais seu alcance num cenário de colaboração, mobilidade e consolidação do trabalho remoto.

Já a Nuvem Privada, precisará de uma nova abordagem diante da preferência das empresas pela Nuvem Híbrida, Pública ou Multicloud.

Ou seja, para manter a competitividade, os fornecedores de Nuvem Privada deverão se esforçar para oferecer, sobretudo, menores custos, conformidade e segurança.

Novas Soluções: Internet de Tudo (IoE) e Servless

As tendências de Cloud Computing também incluem o surgimento de novas soluções, como a Internet de Tudo ou Internet of Everything (IoE).

A princípio, este é um serviço que será diretamente impactado pela computação em nuvem. Como?

A Nuvem poderá simplificar e impulsionar as interações entre pessoas, processos, dados e coisas, já que tudo isso estará conectado.

Do mesmo modo, mais uma solução que promete transformar a maneira como as empresas operam é a Servless Computing.

Conhecida também como computação sem servidor, esse é um serviço em nuvem sob demanda.

Assim, os provedores gerenciam aplicativos e distribuem recursos para as empresas conforme sua necessidade.

A vantagem dele é que promove economia de tempo, dinheiro e de recursos para a empresa, já que a cobrança ocorre conforme a quantidade de vezes que o serviço é utilizado.

Soluções Industriais em SaaS

Por fim, é importante ressaltar que cortar custos, mantendo a saúde financeira do negócio continua sendo um dos principais objetivos dos gestores.

Logo, outra aposta do segmento de Computação em Nuvem, que ajudará  a cumprir com esse objetivo à longo  prazo são as ferramentas SaaS.

Isso porque com elas, as empresas podem usar vários softwares sem precisar comprar licenças. Ou seja, pagando de acordo com a utilização.

Enfim, o mercado de Nuvem continua evoluindo e se transformando a cada dia.

Então, estar a par das tendências de Cloud Computing é sem dúvida, indispensável para que sua empresa consiga acompanhar essas mudanças, desfrutando das melhores soluções e dos benefícios que elas proporcionam ao seu negócio.

Leitura recomendada: Metodologia 6RS Cloud Migration – conheça as estratégias