+55 31 3194 0400

O mercado de TI apresenta novos serviços e produtos diariamente. São opções para atender as empresas em diferentes camadas, de forma ampla ou mais específica. Com tantas opções disponíveis e sendo criadas, as empresas precisam definir critérios para decidir quais escolher.

Nesse momento se deparam com um grande desafio, a escolha não é tão simples quanto parece. Diversos fatores devem ser levados em consideração para garantir a continuidade e o crescimento do negócio. A arquitetura de soluções em TI é o caminho para alinhar a inovação aos projetos da empresa. Veja porque implementar!

O que é arquitetura de soluções em TI

A arquitetura de soluções em TI projeta, desenvolve e implementa ferramentas e recursos, usando sistemas, tecnologias, serviços e produtos. O objetivo é proporcionar o melhor benefício desses ativos para as empresas, levando em consideração as metas de negócio.

O projeto de arquitetura de soluções desenha os ambientes das instalações que podem afetar a infraestrutura e busca meios de reverter os riscos ou encontrar outros caminhos para obter os mesmos resultados.

Como planejar e implementar a arquitetura de soluções em TI?

O planejamento e a implementação de um projeto de arquitetura de soluções em TI deve partir de um ponto principal: contar com apoio profissional. A empresa deve ter ou contratar um arquiteto de soluções que esteja alinhado com o objetivo do negócio e possua profundos conhecimentos tecnológicos.

Esse profissional fará um filtro das exigências da empresa e do que é realmente necessário para atingir o seu objetivo. Por esse motivo a experiência é tão necessária.

O profissional deve estar atento às tendências tecnológicas, pois oportunidades de desenvolvimento e avanço do negócio podem aparecer a qualquer momento. Ter um olhar apurado será fundamental para identificá-las. 

Além disso, a segurança deve ser primordial em qualquer projeto. O profissional deve investir em requisitos de segurança que favoreçam a evolução e garantam que a empresa estará preparada para lidar com os riscos.

Após identificar quais sistemas, serviços e produtos serão implementados, o profissional deve fazer testes e confirmar que a integração de novos itens é possível. 

O arquiteto de soluções também deve contar com ferramentas que auxiliem a construção do seu projeto. As ferramentas vão ajudar na organização dos processos, na definição de papéis e na administração dos componentes de TI da empresa.

Além disso, o profissional também pode contar com frameworks de arquitetura, que oferecem uma estrutura de criação e implementação da arquitetura corporativa.

Quais são vantagens para as empresas?

Maior desempenho para os processos

A arquitetura de soluções em TI influencia na automação dos processos, tornando-os mais eficientes, definindo padrões e proporcionando uma performance melhor. O resultado é um maior desempenho operacional.

Garante a disponibilidade do negócio

Nenhuma empresa quer correr o risco de ficar inoperante por nenhum momento. A arquitetura de soluções em TI conta com plano de continuidade do negócio, que mantém a empresa ativa mesmo que seu ERP ou sistema integrado apresente alguma falha.

Melhor distribuição dos recursos

O mapeamento dos projetos e dos ativos de TI direcionam os recursos de forma mais efetiva. Isso quer dizer que o investimento é aplicado em serviços e produtos que darão melhores resultados para a empresa.

Alinhamento da TI com o negócio

Esse ponto é considerado como um dos maiores ganhos para a empresa. A arquitetura de soluções proporciona uma visão ampla da TI, fazendo com que assuma uma posição mais estratégica para a empresa.

Garantia de segurança

Um projeto bem implementando vai proteger a empresa de ataques externos e outros riscos que possam surgir. Por meio de recursos como firewall e sistemas de segurança em rede, a infraestrutura de TI da empresa estará mais protegida.

Aproveitamento do Legado

Um projeto de arquitetura de soluções é feito com base em estudos e identificação dos melhores ativos, serviços e produtos. Dessa forma, os recursos que já são utilizados e efetivos não são descartados, continuam sendo usados de forma otimizada. Ou seja, não há mais despesas, mas sim o reaproveitamento do que já foi investido.

A arquitetura de soluções em TI auxiliará no desenvolvimento e crescimento do negócio, mas a atuação de profissionais especializados e técnicos será fundamental em todo o processo. Veja como o Grupo Mult pode ajudar.

Share This