Metodologia DevOps: como as empresas fazem para acompanhar um mundo disruptivo de startups
A metodologia Devops é uma forte tendência do setor de desenvolvimento de software, conforme aponta um estudo feito pela CA Technologies. A pesquisa mostra que o DevOps está presente em 73% das empresas brasileiras. Essa popularidade está relacionada às mudanças mercadológicas na era da transformação digital. Elas acontecem rápido, exigindo das empresas mais flexibilidade e capacidade de adaptação.
Um exemplo que comprova esse ambiente de transformação são as startups, que mesmo sendo empresas jovens, competem com grandes companhias tradicionais do mercado, apresentando soluções inovadoras.
Diante deste cenário, a metodologia DevOps proporciona meios para uma rotina organizacional integrada de forma a garantir um melhor desempenho do time de desenvolvimento. Veja abaixo como as empresas usam o DevOps para acompanhar esse mundo de disrupções.
Do que trata a metodologia DevOps
Na área de desenvolvimento de softwares, o DevOps é uma metodologia focada em entrega rápida de funcionalidades. Além disso, o método visa criar um espaço de trabalho integrado e colaborativo. Essa estratégia foi idealizada para simplificar o fluxo de trabalho nas diferentes etapas de criação de um sistema por meio da colaboração entre os times de desenvolvimento, operação e infraestrutura.
Ou seja, a metodologia DevOps é uma forma de criação que aproxima as equipes que fazem parte do desenvolvimento de um sistema. Dessa forma, ela consegue reduzir custos e dar mais agilidade para os processos, reduzindo os erros. Além disso, facilita a troca de informações estratégicas e o aumento dos níveis de inovação em todos os projetos internos.
Características da metodologia DevOps
Toda empresa possui uma cultura interna própria e para aderir a novos métodos é necessário alinhar essa cultura pré-existente com a estratégia que será implantada. Afinal, essa abordagem facilita a adaptação dos times.
Na aplicação da metodologia DevOps esse alinhamento também é fundamental. Só será viável integrar o ambiente e melhorar os prazos de entrega dos aplicativos com a mudança de pensamento da empresa. E como isso é feito? Implementando a cultura DevOps em todos os times que fazem parte do projeto de desenvolvimento.
É importante também que todos saibam claramente qual é o seu papel no processo de criação de sistemas e ajam de acordo com o planejamento feito pelos gestores. Desse modo, a empresa não terá problemas para adaptar-se às mudanças e para responder rapidamente às demandas de clientes e usuários.
Como a metodologia DevOps beneficia a sua empresa tornando-a mais competitiva
Ao contrário da metodologia DevOps, o modelo de desenvolvimento tradicional envolvia a atuação de equipes separadas. Na prática, os desenvolvedores criavam o código, o software era repassado para o departamento de infraestrutura, que ficava encarregado de entregá-lo para o usuário. No entanto, essa é uma abordagem que vem sendo deixada de lado e substituída pelo conceito de integração.
E com o DevOps a empresa tem ganhos reais nos seus resultados. Vejamos quais são eles.
Projetos mais inovadores
A inovação é uma das características dos processos disruptivos, bem como uma preocupação das empresas tradicionais. A metodologia DevOps garante que os times trabalhem de forma inovadora e assim, o negócio continua competitivo diante da concorrência.
Outra vantagem é que a resolução de problemas e a entrega de resultados são feitas com mais agilidade, pois, mais pessoas buscarão soluções para os desafios enfrentados.
Menos erros
Os erros são um grande problema para os projetos de desenvolvimento. Afinal, qualquer falha pode provocar um imenso prejuízo. Se um software precisa ser refeito, por exemplo, haverá mais custos e o tempo de execução também aumentará. Em contrapartida, a adoção da metodologia DevOps cria um ambiente com rotinas automatizadas e, portanto, mais eficazes. Dessa maneira os erros são reduzidos e as funcionalidades são entregues ao usuário com mais segurança.
Comunicação facilitada
Como já mencionamos anteriormente, o DevOps parte da integração e da comunicação entre times, logo, é crucial que existam meios para que isso ocorra. É interessante avaliar a estrutura das soluções de comunicação e fazer adaptações, se for preciso.
O mais importante é que com as equipes trabalhando em conjunto, torna-se possível trocar informações em um ambiente confiável e robusto.
Mais competitividade
A competitividade é um fator que auxilia o negócio a focar em todas as demandas do mercado. A empresa que aposta na metodologia DevOps terá processos mais ágeis e consequentemente, clientes mais satisfeitos. Mas, além de tudo isso, a adoção de boas práticas de DevOps confere ao negócio uma posição de destaque em relação aos concorrentes.
Como você viu no post de hoje, o universo das startups evolui em uma velocidade incrível. E elas não são as únicas que podem se beneficiar com a metodologia DevOps. As empresas tradicionais não ficam para trás. Elas também lançam mão do DevOps para se tornarem mais ágeis, inovadoras e competitivas, gerando valor frente as startups.