Implementação de Automação de Processos Robóticos

Veja como o RPA pode ajudar em momento de home office

Cerca de 3,8 milhões de brasileiros trabalham em casa, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com base em dados de 2018. É o maior contingente de pessoas já registrado nessa modalidade de trabalho.

A praticidade e comodidade de trabalhar em casa tem conquistado cada vez mais adeptos. Bom para os funcionários e também para as empresas, que podem reduzir alguns custos.

Porém, para um bom desempenho em home office, é importante que o controle e automatização das tarefas, os diálogos em tempo real e gestão dos projetos não se percam.

Neste momento, contar com a Inteligência artificial e ampliar o investimento em tecnologia é indispensável. 

Uma boa opção para as empresas é a implementação de automação de processos robóticos, que pode agregar muito pois o RPA (robotic process automation) permite que os funcionários desempenhem seu trabalho com qualidade, fluidez e assertividade, tudo isso de maneira remota, sem perder a qualidade da mão de obra e diminuindo as taxas de erro. 

Além disso, ter um bom computador e uma internet rápida já não é o suficiente.

A equipe de T.I da empresa precisa oferecer ferramentas de automação e criar as condições para que o home office e a integração entre os colaboradores da empresa possam acontecer, através da criação de redes e cadastros em plataformas de VPN e acesso remoto, por exemplo.

Benefícios da Implementação de Automação de Processos Robóticos para o Home Office

O RPA é capaz de garantir a otimização, padronização e agilidade dos processos e diminui os riscos de falhas e interrupção do trabalho. Realiza com independência tarefas repetitivas e complexas, que tendem a ser mais demoradas se executadas por humanos, portanto é uma excelente estratégia para potencializar o trabalho, seja ele realizado em casa, remotamente, ou em uma empresa.

Com a implementação de automação de processos robóticos no home office, os bots ficam responsáveis pela execução das tarefas enquanto os colaboradores humanos fazem o gerenciamento e monitoramento, analisando outliers, resultados imprevistos e estabelecendo parâmetros de automação, por exemplo.

Os bots e os softwares de agendamento de tarefas cuidam de tarefas repetitivas, dentre as quais, entrada de dados, geração de relatórios, movimentação de arquivos, integração de aplicativos, entre outras, possibilitando que os funcionários tenham mais tempo para dedicar-se ao desenvolvimento de soluções mais estratégicas para os negócios.

O RPA, como já sabemos, garante a otimização, padronização e agilidade dos processos e diminui os riscos de falhas e interrupção do trabalho. Realiza com independência tarefas repetitivas e complexas, que tendem a ser mais demoradas se executadas por humanos, portanto é uma excelente estratégia para potencializar o trabalho, seja ele realizado em casa, remotamente, ou em uma empresa.



O uso de automação também contribui com a organização e o fluxo de trabalho home office.

Robôs podem inserir cada funcionário em um sistema, gerar relatórios sobre uso e disponibilidade de plataformas, criar um fluxo automatizado para criação de usuários em lote nas suas plataformas de rede, VPN, Office, dentre outras, bem como validar e gerir o acesso de cada usuário.

Além disso, a implementação de automação de processos robóticos permite a aplicação de conceitos do BPM (Business Process Management), e isso possibilita que a empresa possa realizar processos mais elaborados e estruturados, contemplando ainda uma maior interatividade entre todos os setores envolvidos. 

O RPA oferece mais segurança e assertividade na execução de tarefas entre equipes, auxiliando na hora de automatizar os processos de negócios. O RPA pode fazer com que a equipe se desempenhe bem mais, já que permite uma integração mais efetiva. 

O que observar antes de fazer a implementação de automação de processos robóticos?

Para poder usufruir de todos os benefícios do RPA é fundamental avaliar de maneira holística todos os efeitos.

Portanto, alguns aspectos devem ser considerados ao se optar pela utilização da automação:

  1. A análise da eficiência do processo. (Benchmark, Análise de performance);
  2. Alinhamento deste com os objetivos estratégicos. 
  3. Checagem de maturidade do processo para automação (ROI, pontos de decisão mapeados, repetibilidade etc.).

Observe ainda a estratégia de automação a ser implementada. Soluções automatizadas por meio de APIs aumentam a estabilidade do sistema; já as baseadas no GUI (interface gráfica) podem agilizar a automação, porém dependem de uma interface fixa a fim de impedir a quebra de bots.

Fazer a escolha certa é imprescindível para que todos os processos implementados continuem funcionando plenamente.

Sem avaliar todo o contexto, as necessidades da corporação e todos os gargalos, a simples criação de bots pode não trazer o resultado esperado.

Por isso ao optar pelo home office, garanta que todos seus colaboradores tenham a estrutura e os recursos tecnológicos necessários para um bom trabalho remoto.

Com todas essas vantagens da aplicação da automação no home office, os colaboradores poderão executar suas tarefas, mantendo estáveis as operações da empresa e respeitando todos os requisitos de governança, independente do local de trabalho.

A automação no home office assegura mais organização, desempenho, produtividade e agilidade. Deste modo, as empresas mantêm seu nível de trabalho e entrega, atendendo as expectativas dos clientes e dedicando-se a criação de novas soluções.

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