+55 31 3194 0400

A  Automação Processos Robóticos (RPA) é uma solução que foi desenvolvida para automatizar o processo de execução de tarefas repetitivas, tanto em rotinas produtivas, quanto administrativas.

Essa nova realidade tem proporcionado diversos benefícios para as empresas, pois torna o trabalho mais ágil, eficiente e otimiza os custos. As vantagens das aplicações RPA vão além, confira quais são a seguir.

RPA: 8 vantagens que essa solução oferece para os processos produtivos e administrativos

Um dos maiores entraves para empresas que se veem obrigadas a lidar com a Transformação Digital é a substituição de seus sistemas legados. A principal justificativa é que não há necessidade de substituir uma solução que está atendendo a empresa há anos, por algo que exigirá integração, adaptação dos profissionais e novos processos.

A RPA se torna uma opção viável pois sua integração aos processos é mais flexível e otimizada.  Confira as principais vantagens que mostraremos a seguir:

1. Garante escalabilidade

Proporcionar escalabilidade da produção sem aumento de custos para a empresa. Quando se investe em RPA, esse processo não requer o aumento da força de trabalho, ao contrário, permite realocá-la com mais inteligência e estratégia.

2. Mantém o trabalho contínuo

Trabalhar de forma contínua pode se tornar uma necessidade em determinado momento da empresa ou ser um diferencial competitivo no mercado. A RPA permite que a empresa trabalhe de forma contínua sem precisar investir na contratação de mão de obra, sem a criação de dupla jornada, pagamento de horas extras e benefícios.

Os robôs são capazes de trabalhar 24 horas por dia, durante sete dias da semana, sem interrupções e com falhas praticamente inexistentes. Chatbots, como assistentes virtuais, são um exemplo disso.

3. Reduz o número de erros

O processo de trabalho humano pode gerar diversos erros, especialmente em tarefas repetitivas tais como digitação de códigos ou coleta de dados podem resultar em erros para a empresa. Principalmente quando os colaboradores estão cansados ou desmotivados.

A RPA cria padrões baseados nas ações dos profissionais, que são repetidas pelos robôs. Por replicarem exatamente o que foi configurado, os robôs executam as atividades sem qualquer tipo de erro.

4. Diminui os custos

Além de diminuir os custos com a folha de pagamento dos colaboradores, a RPA proporciona maior economia nas despesas diárias da empresa (água, luz, mantimentos etc).

Ao tornar os processos mais assertivos e otimizados, a empresa diminui as ocorrências de erros e em consequência o desperdício de matéria-prima.

5. Revela habilidades dos profissionais

Os profissionais que antes realizavam tarefas repetitivas podem ser alocados em posições mais estratégicas, que exijam o pensamento crítico e analítico. Dessa forma, novas habilidades e talentos serão descobertos e ajudarão no desenvolvimento e aceleração do negócio.

6. Moderniza os processos

Diversas empresas engessaram seus processos de trabalho utilizando sistemas antigos e desatualizados. Além da crença que são suficientes para a operação, existe também o medo de tecnologias que podem substituir o trabalho humano.

A verdade é que a tecnologia se desenvolve ao lado das necessidades competitivas dos negócios e dos profissionais. Por isso, soluções são criadas para que o ser humano utilize melhor suas habilidades.

A RPA moderniza os processos da empresa, tornando-os mais simples, ágeis, produtivos e flexíveis.

7. Proporciona total controle

A RPA é totalmente gerenciada pela equipe de TI. Os profissionais têm o controle sobre os processos, as atividades e informações do sistema, conduzindo os trabalhos da forma mais adequada para a empresa. Isso tudo sem perder os históricos e dados mais importantes para o negócio.

8. Facilita a integração

Diferentemente de outras soluções, a RPA não exige integrações complexas que devem ser feitas em diferentes camadas de um sistema. Pode ser integrada com sistemas legados de ERP, aplicativos em nuvem, entre outros.

A RPA facilita as integrações de forma eficiente, independentemente do setor e dos sistemas que vão utilizá-la. Ao investir em Automação de Processos Robóticos, as empresas consolidam sua adaptação às demandas exigidas pelo contexto da Transformação Digital.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando os artigos aqui do blog e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Share This