BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

Evolução das plataformas de RPA

As plataformas de Robotic Process Automation (RPA) estão evoluindo de forma muito rápida, mostrando-se cada vez mais importantes para a rotina de muitas organizações. As grandes empresas investem em tecnologias robóticas e inteligência artificial, pois veem nos seus benefícios, grandes vantagens competitivas.

Dentre os benefícios do RPA, destaca-se principalmente o aumento da produtividade, baseado na automatização de tarefas operacionais repetitivas dentro de uma empresa.

O Quadrante Mágico de Gartner para RPA

O quadrante mágico trata-se de uma representação gráfica do mercado da Tecnologia da Informação por determinado período.  Ele é uma metodologia de pesquisa que tem a finalidade de definir forças dentro de um segmento empresarial. Assim, ele evidencia as qualidades e também as falhas das empresas mais importantes do setor de tecnologia. 

De acordo com o Quadrante Mágico de Gartner, há algumas plataformas de RPA consideradas as mais relevantes no segmento de automação. Falaremos delas a seguir.

Automation Anywhere

A Automation Anywhere é uma ferramenta de RPA bastante utilizada pela indústria para automatizar atividades contínuas.  Portanto, a plataforma tem como objetivo, oferecer aos usuários, uma força de trabalho digital composta por bots de software. Estamos falando do Enterprise A2019, uma plataforma exclusiva de RPA, inteiramente baseada na Web nativa na nuvem. Como é uma plataforma pensada para atender todos os segmentos de mercado, é de fácil utilização, ainda mais com as suas funcionalidades instantâneas. 

A Automation Anywhere lançou no ano passado uma edição da comunidade para ajudar na exploração da ferramenta. A Community Edition permite que usuários e empresas possam criar bots e automações sem compromisso. A versão gratuita do Enterprise A2019 é válida pelo período de 30 dias e traz os fundamentos de RPA numa só plataforma.

Agora que você já sabe mais sobre a Automation Anywhere RPA, vamos falar um pouco sobre a sua arquitetura.

As plataformas de RPA evoluíram desde as primeiras ferramentas de teste automatizado com captura de tela até a estrutura típica das plataformas utilizadas hoje. Nó próximo tópico você vai conhecer a arquitetura da solução Automation Anywhere, que é um player RPA core.

Como funciona a arquitetura de um RPA

A arquitetura da RPA Automation Anywhere ocorre de forma distribuída. Desse modo, apresenta três componentes, que atuam integrados de forma a ajudar o usuário na realização das tarefas. Esses componentes são os bots creators, control room e bot runners. 

A sala de controle funciona como o cérebro do Automation Anywhere e a ela estão conectados os outros dois componentes. Vejamos para que serve cada um deles.

Bot Creators

Eles são aplicativos para desktop e servem para fazer upload ou download de bots e estabelecer a comunicação deles com a sala de controle durante uma operação de RPA. 

Essa conexão ocorre por meio dos protocolos http/https. Resumindo, os criadores de bots são usados para criar robôs. Seu ambiente de desenvolvimento (IDE) possui mais de 500 comandos Drag and Drop. A IDE dos bots creators tem muitos outros recursos para a criação de bots, como, por exemplo:

  • Web Recorder
  • Samart Recorder
  • Window Recorder
  • MetaBots
  • IQ Bots

Bot Runners

Os bot runners, por definição, são componentes que correspondem ao ambiente onde os robôs são executados. Os bot runners são capazes de executar vários bots, com escalabilidade e de maneira ininterrupta 24/7. Por outro lado, eles não conseguem criar ou atualizar nenhuma automação. A sua função é relatar o status do log de execução para a sala de controle.

Control Room

Considerado o componente mais importante da arquitetura de um RPA, a sala de controle nada mais é que um servidor que faz o gerenciamento do ambiente de maneira centralizada. Assim, ela exerce controle sobre os bots criados pelos creators, além de controlar a execução das tarefas de automação dos bots runners. Em síntese, a sala de controle oferece gestão, agendamento, execução e configuração dos robôs por meio de serviços Web. Além disso, exibe dashboards da operação de RPA.

Como já mencionamos, as plataformas de RPA evoluíram consideravelmente.  E ao passo que a transformação digital ganha força, as a operações de automação tornam-se indispensável para a maior parte das empresas. Afinal, os robôs assumem os processos repetitivos e que podem ser programados, enquanto as pessoas ficam por conta de tarefas estratégicas. Logo, o RPA ajuda na diminuição de erros, passando a ser fundamental para qualquer negócio que queira de destacar em um mercado tão competitivo nos dias atuais.

Para que você fique por dentro do assunto e entenda melhor sobre o processo do RPA, oferecemos a leitura do nosso novo e-book: RPA: Conheça quando e como usar.

Multron
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS