BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

Como implementar DevOps em apenas 3 etapas

Implementar DevOps muitas vezes representa um desafio para a maioria das empresas. Embora a metodologia esteja em constante crescimento, ainda há muitas delas que não sabem nem por onde começar.

Além do mais, o DevOps faz com que os aplicativos funcionem rapidamente e sem falhas. Mas por que será que isso é tão importante?

De acordo com um estudo realizado pela eMarketer, o tempo que uma pessoa passa utilizando seu smartphone diariamente é de 4 horas em média. A pesquisa mostrou ainda que 90% desse tempo é gasto em aplicativos.

Então, é por isso que eles devem ser desenvolvidos e atualizados de maneira ágil.

Assim, para acelerar essas entregas é primordial que as empresas conheçam as etapas para implementar Devops.  É o que iremos abordar no artigo de hoje.

As 3 etapas necessárias para implementar DevOps na sua empresa

Embora nem todas as empresas tenham adotado o DevOps, ele é um método extremamente valioso. E com o objetivo de ajudar essas organizações a se prepararem, listaremos, em seguida, as 3 etapas de implantação do DevOps

1. Agilidade adquirida pela tecnologia

Seguir princípios ágeis garante uma colaboração positiva e ainda permite que os desenvolvedores, operações e qualidade trabalhem interligados.

Essa agilidade vai diminuir o tempo médio de desenvolvimento e o número de defeitos no produto, além de melhorar sua qualidade.

Entretanto, implementar DevOps geralmente têm prioridades consideradas conflitantes, já que sugere mudança rápida e ao mesmo tempo estabilidade

Por outro lado, as organizações atingem um estágio comum de maturidade quando há um entendimento e controle do fluxo de trabalho relevante para o contexto de negócios.

Quanto mais agilidade, melhor será a comunicação, pois, implementar DevOps é uma estratégia que garante que as equipes estejam se comunicando de forma efetiva.

Ainda é preciso ficar atento aos processos de melhoria contínua, que implicam em novos hábitos e melhores desempenhos.

Implementar DevOps - Embora a metodologia esteja em constante crescimento, ainda há muitas delas que não sabem nem por onde começar.

2. Modelo de trabalho ao colaborativo implementar DevOps

Desenvolver modelos operacionais colaborativos antes de implementar DevOps é certamente um grande desafio a ser enfrentado. Tudo isso porque muitas empresas não conseguem aderir às mudanças culturais que são necessárias na jornada do DevOps.

A colaboração pede que desenvolvimento e operações passem a ter uma mentalidade de aprendizado mútuo e nesse cenário, a principal vantagem da empresa se resume à troca de informações.

Portanto, implementar DevOps significa organizar o fluxo de trabalho que vai integrar as equipes para que juntas, elas possam acompanhar as mudanças tecnológicas do  mercado.

Além da colaboração, outros fatores como inclusão, confiança e feedback precisam estar alinhados entre os times para que não haja retrabalho.

Logo, desenvolver modelos operacionais colaborativos é um obstáculo para a maioria das empresas, mas esse é um objetivo que se torna mais viável quando a mudança de mentalidade passa a ser a melhor decisão de todos.

3. Planejamento de competências

Planejar competências também faz parte do processo para implementar DevOps. Mas o que quer dizer planejar competências?

A princípio significa alinhar os recursos da empresa para trabalhar em conjunto de maneira sincronizada. Isso deve ser entendido como uma integração bidirecional contínua do sistema de engajamento com o sistema de registros, envolvendo equipes de processo, tecnologia e solução de serviço.

Veja também

Como aplicar DevOps visando a integração de dados

Por fim, as empresas devem cumprir algumas etapas antes de implementar DevOps de maneira eficaz:

  • Apresentar estrutura de competência centrada não só em tecnologia, mas alinhada a serviços, incorporando as práticas de DevOps nos elementos nos processos que incluem a prestação de serviços.
  • Uma prática unificada de DevOps capaz de lidar com aplicativos   diversos de maneira consistente.
  • Um modelo de medição fácil e intuitivo.
  • Ter um catálogo de serviços, com ofertas de serviços personalizados e  ​​alinhados à plataforma de tecnologia de desenvolvimento, integração e implantação. Esse é um pré-requisito importante e funciona como um facilitador para a integração das ferramentas do DevOps.
  • Ter um modelo de produto minimamente viável para cada introdução de recurso, ou seja, análogo ao desenvolvimento de produtos, com recursos suficientes para satisfazer os primeiros clientes e fornecer feedback para desenvolvimentos futuros.
  • Monitorar e gerenciar sem dúvida são tão importantes quanto a execução no ciclo de vida de liberação do produto.

Vantagens de implementar DevOps

Segundo já dissemos, implementar DevOps é desafiador para muitas empresas de TI. Preparar o ambiente para todas essas práticas pode mesmo causar embaraços. Mas apesar das dificuldades, é possível tirar proveito da tecnologia e alcançar mais agilidade.

A implementação da metodologia DevOps proporciona ainda muita integração entre equipes, pois agiliza todo o processo de desenvolvimento de aplicações.

Dessa forma, você traz mais qualidade, segurança e confiabilidade às aplicações. Vare ressaltar que também é importante planejar, estabelecer funções e criar cronogramas para ter sucesso com o método.  A sua empresa pode começar com projetos pequenos a fim de fazer as adequações que forem necessárias antes de pensar em expandir.

Além do mais, vale focar em eficiência para obter resultados que mostrem que vale à pena implementar DevOps e transformar positivamente o  seu negócio e a experiência do usuário.

E sobre iniciar a sua jornada do DevOps, até dá para executar sozinho, mas contar com especialistas é a melhor opção quando se quer ter um retorno rápido. Conheça o trabalho do Grupo Mult e veja como sua empresa pode se beneficiar com o Devops.

Leia também: DEVOPS : entenda o seu papel no mundo de transformação digital.


Tags:
Multron
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS