BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

Fluxo de trabalho DevOps Como ele reduz os custos e os esforços da sua empresa?

Inicialmente, o fluxo de trabalho DevOps traz redução de custos de operações de TI, agilidade no desenvolvimento, satisfação dos clientes, bem como o aumento dos resultados. Quando falamos em desenvolvimento de sistemas, essa é a expectativa, mas nem sempre as empresas atendem a todos esses requisitos. Então, o que fazer?

A boa notícia é que o cenário do qual falamos acima é possível desde que sejam feitas algumas mudanças na empresa.  E isso é o que o fluxo de trabalho DevOps faz. Neste post vamos falar sobre como ele está transformando a TI. Também mostraremos como ele gera economia e otimização de processos para a sua empresa.

O que é fluxo de trabalho DevOps

DevOps é um termo que vem da junção de duas palavras abreviadas em inglês. A primeira palavra é desenvolvimento (Dev) e a segunda é operações (Ops). O fluxo de trabalho DevOps trata-se de uma metodologia que reúne filosofias e práticas que visam otimizar a distribuição de aplicativos e serviços com agilidade. Ou seja, o DevOps, torna o processos de desenvolvimento e gerenciamento ainda mais rápidos do que os tradicionais.

Para entender mais sobre o método DevOps, recomendamos a leitura deste artigo.

Os resultados indicam melhorias no desempenho dos aplicativos, na produtividade dos funcionários e na aceitação do software por usuários finais e clientes.

Esse método de desenvolvimento de software enfatiza a comunicação, a colaboração e a integração entre os desenvolvedores de software e os profissionais de operações de tecnologia da informação.  Vamos ver como isso funciona na prática.

 O fluxo de trabalho DevOps  padroniza os ambientes de desenvolvimento, ajudando no lançamento de novas versões, documentando e controlando os relatórios emitidos. É importante destacar que esses relatórios são gerados com muito menos erros, já que são feitos de forma automatizada. A automatização também diminui a necessidade de fazer todas as alterações na linha de comando sempre que há o lançamento de novas versões.

Resumindo, a finalidade do fluxo de trabalho DevOps é entregar produtos com mais segurança e rapidez no desenvolvimento por meio de testes contínuos de qualidade.

Características

Agora conheça as principais características do fluxo de trabalho DevOps.

Cultura

O DevOps estabelece uma cultura colaborativa. Assim, se junta o desenvolvimento com as operações, de forma que interajam e se comuniquem, criando uma cultura de colaboração entre as equipes.

Automação

Esta é uma das características mais importantes. Ela aumenta a capacidade dos desenvolvedores entregarem recursos melhores e de forma mais rápida, resultando numa produção mais eficiente.

Medição

O fluxo de trabalho DevOps melhora o desenvolvimento, mas é preciso saber como a infraestrutura se comporta diante das mudanças. Como existem diversas soluções em monitoramento, vale a pena pesquisar para descobrir a que melhor se encaixa na sua empresa.

Compartilhamento

Esta é uma etapa em que problemas e soluções são compartilhados com todos os setores da empresa. O compartilhamento é fundamental para manter a colaboração e transparência.

Quais as vantagens do Fluxo de trabalho DevOps

O fluxo de trabalho DevOps é mais eficaz em termos de escalabilidade, pois, possibilita acessar um ambiente de produção com muito pouco ou nenhum tempo de inatividade, apenas acionando um botão.

E agora que você já sabe sobre o conceito do fluxo de trabalho DevOps, vamos explicar as principais vantagens da sua aplicação.

O fluxo de trabalho DevOps torna os processos menos burocráticos. Além disso, a flexibilidade nos projetos facilita e reduz os esforços, já que as atribuições do departamento de TI podem ocorrer de forma automatizada.

Com a automação é possível definir grupos e atribuir funções para fornecer acesso a recursos como aplicativos, impressoras e scanners para pessoas que trabalham em diferentes repositórios.

Além disso, fica muito mais fácil gerenciar permissões e usuários, com base em regras, sem que haja complicações nas autorizações.

Portanto, as equipes passam a ter mais tempo para se dedicar ao aprendizado, documentação e entendimento dos erros para criar soluções de melhoria contínua.

Outro aspecto positivo do fluxo do DevOps é que ele ajuda a sua empresa a poupar dinheiro ao mesmo tempo em que amplia a qualidade dos produtos e serviços.

 Vantagens

Confira de forma sucinta, as vantagens oferecidas pela utilização do fluxo de trabalho DevOps:

  • Entregas rápidas, com menos riscos e custos reduzidos;
  • Maior controle das aplicações desenvolvidas pelos times integrados e aumento da colaboração;
  • Melhoria no ambiente de produção. Os projetos são desenvolvidos com mais facilidade e entregues no tempo previsto;
  • Produtos mais eficientes a partir de uma melhor compreensão dos detalhes de cada etapa do projeto;
  • Aumento do valor do negócio, que se deve à colaboração entre times mais motivados.

Por fim, o fluxo de trabalho DevOps é um método revolucionário a ser empregado nas empresas para criar ciclos efetivos. Se você deseja ter um departamento de TI mais eficiente e mais integrado, certamente essa é a solução da qual a sua empresa precisa.

 Quer saber como ela pode ser aplicada ao seu negócio, entre em contato conosco.


Tags:
Multron
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS