BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

Robotic Process Automation Financial Services para serviços financeiros

Os serviços financeiros são extremamente importantes, afinal, são responsáveis pela gestão e aplicação de todos os recursos que movimentam e impulsionam a economia nacional. Lidar com números é um trabalho cansativo e moroso, mas que pode ser otimizado com a utilização da tecnologia. O mercado de automação oferece soluções específicas para o setor contábil, sendo o Robotic Process Automation Financial Services uma das mais completas, com uma vasta gama de benefícios.

A automação robótica oferece a bancos, instituições financeiras e departamentos internos de finanças uma solução abrangente, que realiza um trabalho rápido e sem falhas, através de uma estrutura moderna de integração de dados e sistemas, processos 100% digitais e padronizados ajudam a estabelecer uma comunicação eficaz e dinâmica com os clientes.  Os bots podem assumir várias tarefas, desde o registro de um pagamento até o monitoramento de dados para regularizar a instituição perante órgãos fiscais.

É importante destacar que os profissionais da área de finanças precisam ter à disposição boas ferramentas, visto que o trabalho desenvolvido por eles exige total atenção, pois qualquer falha mínima pode impactar e causar problemas nos números da empresa.

Assim, aRobotic Process Automation Financial Services é um grande passo na evolução dos serviços financeiros. Os dados processados por bots tem mais qualidade e isto resultará em números precisos, que darão mais controle e segurança acerca das informações.

Por que investir na implementação da Robotic Process Automation Financial Services?

– Aumento da produtividade: o trabalho do serviço financeiro envolve várias atividades repetitivas como, por exemplo, preenchimento de planilhas, tabelas, conferência de contas e números, dentre outras. Tarefas assim demandam muito tempo para serem realizadas manualmente por humanos. Já com o RPA, o tempo de trabalho é bem reduzido, pois a automação pode processar todos os dados de maneira veloz e com isso, o trabalho do funcionário rende muito mais. Uma pesquisa recente indica que há uma redução que varia entre 30% a 40% no tempo de trabalho.

Diminuição de despesas: com a automação há o aumento de produtividade, que consequentemente promove a redução de custos alocados anteriormente em processos demorados e repetitivos, fazendo com que o retorno do investimento em RPA seja muito vantajoso para a instituição.

Minimização de erros: trabalhar com números é uma tarefa muito minuciosa e lenta, que envolve ações repetitivas e bem exaustivas. Devido ao cansaço da atividade, colaboradores podem acabar cometendo erros que interferem nos dados e nos resultados da operação. Esse problema pode ser minimizado com a Robotic Process Automation Financial Services, pois os bots tem uma capacidade de processamento superior, podendo realizar um grande volume de transações simultaneamente e à prova de falhas. E a diminuição de erros também impacta nos custos operacionais, pois reduz prejuízos acarretados por falhas humanas.

– Mais escalabilidade: soluções em RPA oferecem maior escalabilidade, ou seja, a solução pode ser personalizada, adequando-se as necessidades de cada momento do setor financeiro e isso otimiza o trabalho desenvolvido no departamento.

– Regularização e conformidade: com o gerenciamento de dados é mais fácil regularizar pendências, fazer alterações, atualizar padrões e desta forma, ficar em conformidade com requisitos regulatórios.

– Alerta: o controle das informações por meio da automação pode contribuir muito para que a empresa possa prever um possível risco financeiro.

– Simplicidade: como os bots podem ser programados para trabalhar de maneira ininterrupta, a Robotic Process Automation Financial Services é o ideal para dar suporte as atividades constantes e de alta prioridade, sem necessidade de uma programação complexa.

O que a Robotic Process Automation Financial Services pode oferecer para colaborar na rotina do trabalho com finanças?

São vários os benefícios da automação robótica, como vimos acima. Listamos alguns exemplos para ilustrar como o RPA pode, na prática, colaborar na rotina do trabalho com finanças, utilizando-se de integração de funcionalidades existentes em um ou mais sistemas.

– Com a robotização, o sistema pode identificar os vencimentos das contas e dos impostos a pagar, evitando problemas de controle desses prazos. Com isso, não haverá riscos de atraso no pagamento e nem de multas. Ainda, será uma preocupação a menos para seus colaboradores, que poderão dedicar sua atenção à outras ações estratégicas.

– Combinar faturas a seus respectivos pedidos de compras além de gerenciar faturas recebidas e processar pagamentos de fornecedores.

– Conciliar pagamentos, recebimentos e ainda gerar informações de fluxo de caixa.

– Executar transações entre empresas.

– O gerenciamento de dados permite também a detecção e prevenção de possíveis transações financeiras fraudulentas, impedindo que a empresa tenha prejuízos e até problemas legais.

– Fazer cálculos, preenchimento de tabelas, planilhas e documentos em geral, bem como corrigir dados inseridos de maneira incorreta.

– Gerar e fazer a validação de livros fiscais.

– Manter, atualizar e cruzar dados de clientes e/ou parceiros de negócios para consulta dos colaboradores, auxiliando a tomada de decisões, como por exemplo, liberar ou não um empréstimo. Dados novos são comparados aos já registrados, podendo destacar qualquer tipo de problema ou pendência.

– Para instituições bancárias, o RPA pode também executar tarefas relativas ao atendimento ao cliente, como abertura e encerramento de contas, processamento de pagamentos, atualizações de dados, chatbots, geração de extratos, processamento de pagamentos e depósitos, dentre outras.

– Fazer a contabilidade de ativos fixos e o registro de lançamentos contábeis manuais.

– Processar dados, balancetes, e gerar relatórios de dados financeiros rapidamente, para apresentação à investidores e até a autoridades, quando solicitado.

Invista na implantação do RPA

Como listamos acima, são inúmeros os benefícios e aplicações da automação no setor financeiro. Mais produtividade e precisão em menos tempo e consequentemente, mais lucratividade e retorno positivo dos clientes.

A automação já não é só uma tendência, mas sim uma realidade, que está reestruturando a forma de trabalho não só do setor financeiro, mas de todas as atividades que movimentam a sociedade. Uma pesquisa recente aponta que o mercado de soluções em RPA movimentará cerca de US$ 2,4 bilhões até 2022, e 85% das empresas optará por alguma forma de automação.

Além do aspecto financeiro, há o aspecto humano, que ainda é o maior capital de qualquer tipo de corporação. Com a automação, os funcionários ficam livres de atividades repetitivas, desgastantes e sem a pressão de lidar com dados financeiros de extrema importância. Deste modo, com foco em ações mais estratégicas, os colaboradores tendem a ser mais produtivos e sentem-se mais tranquilos no ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre automação robótica? Acompanhe todas as dicas e soluções em RPA do Grupo Mult – Integração Digital no blog.

Multron
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS