+55 31 3194 0400

O desenvolvimento ágil é um termo que inclui diversas metodologias para o desenvolvimento de um software. Todas fundamentadas no manifesto ágil. Elas compartilham de um planejamento contínuo, assim como testes e integração contínuas, além de outras formas de evolução do projeto. A ideia é capacitar as pessoas para a tomada de decisões de forma eficiente e em conjunto.

Metodologia ágil e suas vantagens

As principais vantagens de adotar a metodologia ágil são:

  • Softwares rápidos e executáveis: Dentro da metodologia ágil, testes de software são realizados com o objetivo de verificar a qualidade, funcionalidade, desempenho e segurança antes que ele seja colocado em produção. Com a crescente pressão por prazos de entregas e flexibilidade de mudanças, a metodologia ágil passou a ser amplamente adotada pelos desenvolvedores.
  • Integrações entre pessoas:Um dos maiores diferenciais da metodologia ágil é a descentralização das autoridades. Isso significa que cada membro da equipe será responsável por igual a cada iniciativa e cada participante conseguirá desenvolver melhor sua função. Consequentemente, isso ajuda na integração entre os membros que desenvolvem softwares, sendo cada funcionário uma “peça-chave” dentro do desenvolvimento.
  • Resposta rápida para imprevistos e mudanças: Com a adoção da metodologia ágil, há uma significativa melhora na redução do tempo de saída de um projeto para o mercado. Quando o software é atrasado, geralmente é um motivo de reclamação para qualquer cliente, já que os prazos devem ser seguidos à risca. Nesse ponto, a metodologia ágil é excelente por desenvolver o projeto em etapas e qualquer imprevisto poderá contar com atuações rápidas e eficazes. Some isso com a possibilidade de adicionar funcionalidades ao produto ao longo do desenvolvimento e você terá um processo muito mais otimizado.
  • Colaboração do cliente:A metodologia ágil faz com que o cliente escolha o que deve ser priorizado durante a entrega. Com isso, é possível garantir um retorno mais rápido sobre o investimento.
  • Aumento da produtividade: Com o projeto dividido em ciclos (sprints), cada um deles deve ser fechado com a entrega de uma funcionalidade completada. Com isso, todos os envolvidos precisam apresentar resultados, o que aumenta o foco de cada trabalhador, e consequentemente, aumenta a produtividade.
  • Gerenciar mudanças com eficiência: Em um mercado cada vez mais competitivo, as coisas mudam de um dia para o outro. Ou seja, um projeto iniciado hoje pode precisar ser modificado e atualizado ao longo do processo para se adequar ao mercado atual. Por isso, a metodologia ágil se torna um diferencial da empresa, já que a adoção dessa metodologia facilita as mudanças.
  • Atendimento melhor ao cliente: Como a metodologia ágil foca nas pessoas, o atendimento é superior quando comparado às outras metodologias, já que busca a satisfação do consumidor.

Mais que uma metodologia, é uma filosofia! 

O manifesto ágil adota uma série de práticas e valores que ajudam a melhorar o desenvolvimento do software. Em métodos tradicionais, a ideia é que o produto “faça sentido” quando ele é entregue totalmente pronto, enquanto na metodologia ágil os entregáveis são considerados um conjunto mínimo de funcionalidades.

Outra diferença é que na metodologia ágil não há descarte de trabalho em função da estrutura em silos prevista na metodologia tradicional. Com isso, o foco na metodologia tradicional passa a ser no gerenciamento do orçamento e tempo ao invés do acompanhamento da entrega em si.

A ideia da metodologia ágil é ter equipes pequenas quando comparadas ao jeito tradicional, porém elas são multidisciplinares e são autogeridas. Desse modo, cada um dos colaboradores é responsável pelas ações.

Cada membro é capaz de incrementar o valor do produto, assumindo decisões de como realizar o trabalho, e todas as partes do desenvolvimento passam a ser igualmente importantes para o resultado.

Outras vantagens da metodologia ágil em relação a metodologia tradicional são:

  • mais do que ferramentas e processos, a interação entre os colaboradores é o que faz o projeto prosseguir;
  • o primordial no método ágil é o funcionamento do software, mais do que a documentação;
  • o que garante o bom andamento do projeto é a colaboração com o cliente, mais do que a formalização de contratos;
  • a prioridade passa a ser responder rapidamente as mudanças, mais do que o planejamento inicial.

Por fim. a metodologia ágil visa melhorar a produtividade com foco na comunicação contínua com cliente aliada a entrega constante da equipe.

Saiba mais sobre o Mindset Ágil com este material que criamos sobre o assunto. Clique aqui para baixar o e-book “Desenvolvendo um Mindset Ágil”!

Fale com um de nossos especialistas

Share This