BLOG
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS ASSINE AGORA

O que é o Business Activity Monitoring (BAM)?

O monitoramento de atividades de negócios (BAM), também chamado de gerenciamento de atividades de negócios, é o uso da tecnologia para definir proativamente e analisar oportunidades e riscos críticos em uma empresa. Com essa execução, será possível maximizar a lucratividade e otimizar a eficiência.

O paradigma BAM pode ser usado para avaliar fatores externos, bem como internos. Três etapas principais compõem a implementação efetiva do BAM, as quais são:

1 – Os dados relevantes são recolhidos de forma eficiente e atempada em quantidades suficientes para proporcionar resultados significativos.

2 – Os dados são processados ​​para identificar e categorizar fatores relevantes para preocupações específicas.

3 – Os dados são analisados e os resultados exibidos de forma clara,tendo uma interface fácil de usar e de modo pessoal onde permite tomar medidas apropriadas.

Um exemplo do uso de BAM na gestão de risco é o monitoramento de transações com cartão de crédito para evitar fraudes.

Se um grande adiantamento de dinheiro é cobrado a um cartão de crédito (não é característico do comportamento normal do titular), um oficial de segurança bancária pode chamar essa pessoa pelo telefone e verificar se a transação foi planejada.

Outro exemplo de comportamento suspeito é a retirada repetida de dinheiro perto do máximo permitido a partir de um caixa eletrônico (ATM) em intervalos freqüentes.

O BAM pode ser usado para prever eventos como taxas de juros, preços das ações, preços dos combustíveis e até mesmo os resultados de eleições políticas e para determinar como mudanças específicas podem afetar a forma como uma empresa deve ser gerenciada.

Por exemplo, a perspectiva de um eleitorado público irritado que prefira os controles de preços pode motivar os fornecedores de energia a manter os preços de varejo abaixo no curto prazo.

Aplicações práticas do BAM

Existem muitas aplicações práticas e úteis para um sistema BAM. Os sistemas BAM nos permitem automatizar coisas que de outra forma seriam necessárias fazer manualmente. Um sistema corretamente implementado de BAM pode estar sempre pronto para nos informar se houver um problema ou motivo para ser notificado.

Pense no quanto você poderia ser mais produtivo se não tivesse que se lembrar de fazer todas as coisas que você deve fazer ou cuidar. Não seria ótimo se você tivesse um assistente pessoal que fizesse você lembrar quando algo necessário terá que ser feito? Esse é o benefício do BAM!

Existe virtualmente um número ilimitado de aplicações para um sistema BAM. Com isso dito, aqui estão alguns exemplos de como uma empresa típica pode usar BAM dentro de cada um dos seus departamentos:

Contabilidade

  • Monitora os saldos das contas e envia um alerta se um saldo atingir ou exceder o limite.

Operações

  • Monitora campos de conformidade, como datas de vencimento do projeto ou datas de vencimento do seguro e notifica alguém sobre ou antes de os referidos prazos serem aprovados.

Vendas e marketing

  • Responde automaticamente às perguntas dos clientes através do formulário de feedback do website.

Recursos Humanos

  • Monitora a configuração do funcionário e notifica o gerente de RH se as informações estão faltando ou inconsistentes com a política e os procedimentos da empresa.

Objetivos e Benefícios

O objetivo do BAM é permitir que as empresas tomem decisões mais bem informadas, dando-lhes visibilidade em toda a sua organização em tempo real. O paradigma geral seguido pela maioria das organizações atualmente – para determinar se existe um problema ou um item acionável – é executar relatórios manualmente, exibir painéis de controle na tela ou fazer login em seus sistemas corporativos e usar algum tipo de consulta interna para exibir Informações acionáveis.

Esse é um exercício em grande parte manual e deixa uma enorme quantidade de espaço para o erro, porque um ser humano deve se lembrar de olhar no lugar certo e “puxar” a informação correta.

Com o BAM, as regras são pré definidas e executadas automaticamente por um computador, eliminando erros humanos.

O computador simplesmente executa suas regras de negócios em intervalos pré definidos, em 24 horas por dia, 7 dias por semana e, em seguida, “alerta” o indivíduo corretamente quando há algum tipo de item acionável.

BAM permite que os usuários de negócios se concentrem em coisas importantes, imediatas e elimina a necessidade do manual, exercício repetitivo de ter que se lembrar de constantemente fazer logon em um sistema ou executar um relatório ou verificar um arquivo.

O benefício adicional é que quanto mais dessas etapas você pode automatizar e transferir para o computador, mais tempo terá de se concentrar em outras coisas para melhorar o seu negócio.

Já pensou em adicionar esse serviço em sua empresa? Quer saber mais detalhes e como obtê-lo? Conheça o BAM do nosso Grupo Mult e se destaque!

Fale com um de nossos especialistas

 

GME004---BPM-e-o-contexto-tecnológico-atuale-API´s
Multron
RECEBA CONTEÚDOS GERADOS POR ESPECIALISTAS