+55 31 3194 0400

A computação em nuvem vem sendo usada em empresas do mundo todo há alguns anos. No Brasil, porém, o mercado começou a aquecer a pouco tempo. A IDC (International Data Corporation) estimou que em 2017, a cloud computing cresceria 20%, atingindo US$ 890 milhões no país. A nuvem híbrida surge como uma das soluções desse mercado.

A nuvem híbrida apresenta opções que comportam demandas de grandes empresas, projetos específicos e que exigem alto despenho. Neste artigo, você vai entender melhor como funciona e quais vantagens pode oferecer. Confira!

O que é nuvem híbrida?

A nuvem híbrida é um serviço que combina as soluções de nuvens públicas com nuvens privadas. Normalmente, um ambiente privado é configurado e desenvolvido sob demanda em um data center para aquela empresa específica.

Tanto a nuvem pública, quanto a nuvem privada, funcionam de forma independentes e são conectadas sempre que for necessário. Com isso, quando os dados precisam de maior flexibilidade e customização são direcionados para o ambiente privado.

Enquanto que os dados menos sensíveis ou que precisam ter parte de suas informações expostas, ou compartilhadas, são armazenados em ambiente público. Dessa forma, a empresa não se vê limitada de oferecer maior segurança para suas informações e pode trabalhar com sua infraestrutura de forma mais flexível.

Diferenças entre os tipos de nuvem

A nuvem pública é o serviço mais utilizado. Os recursos são acessados por meio da internet, podendo ser compartilhados.

Os usuários têm seus acessos e regras de uso definidos pela empresa. Esse tipo de recurso é mais barato, pois é o provedor quem se responsabiliza pelos custos do serviço e a empresa paga apenas pela capacidade usada.

A nuvem pública é uma opção interessante para empresas que querem ter acesso a boas soluções tecnológicas, mas não podem ou querem dispor de altos investimentos. Por ser um modelo pronto, facilita o trabalho daqueles que precisam de serviços que não exigem muito desenvolvimento.

Já a nuvem privada é uma arquitetura de data center própria e exclusiva de uma única empresa, ou seja, atende às necessidades exclusivas daquele negócio. É feita sob medida. Oferece os mesmos benefícios que uma nuvem pública, porém não é dividida com outras empresas.

Esse tipo de solução costuma ser recomendado para empresas que lidam com dados sensíveis, como é o caso das instituições financeiras.

O que diferencia a nuvem híbrida dos dois modelos anteriores é que a solução foi desenvolvida a partir do que há de melhor nas soluções pública e privada. A nuvem híbrida é capaz de mesclar o potencial de cada uma das soluções para atender as necessidades de cada negócio.

As empresas que optam por esse tipo de serviço costumam ter uma boa infraestrutura interna, mas também querem aproveitar os serviços que o modelo público oferece.

3 vantagens da nuvem híbrida para as empresas

Dados recentes do relatório da Survey State of the Cloud, da RightScale, revelaram que a nuvem híbrida foi a estratégia preferida das empresas. Enquanto isso, a nuvem privada sofreu queda. Veja por que as empresas estão preferindo a nuvem híbrida:

1. Melhora o processo sem aumentar o custo operacional

Ao permitir que rotinas de automação sejam criadas e possibilitar o compartilhamento de recursos, a nuvem híbrida otimiza os custos de TI de empresas de diferentes portes. Esses impactos serão percebidos em diversos recursos, como o armazenamento remoto e em projetos que exigem grandes recursos.

2. Maior segurança de dados

A nuvem híbrida aumenta a segurança e confiabilidade de sistemas, pois permite que o armazenamento de informações sensíveis seja feito em ambiente privado. A proteção a ataques físicos é maior porque as informações são divididas em múltiplos data centers.

3. Proporciona maior flexibilidade para estratégias de TI

Com a nuvem híbrida, as empresas contam com uma série de modelos de gestão e serviços, podem escolher entre estruturas públicas e privadas, adotar as soluções mais adequadas, inovadoras e que causem o menor risco.

Quer continuar informado sobre as novidades da transformação digital? Acompanhe o blog do Grupo Mult e fique por dentro das maiores soluções do mercado.

 

Share This