+55 31 3194 0400

Mesmo sendo uma nova compreensão de metodologia ágil, criada a partir de 2009, o DEVOPS está contribuindo de forma eficiente para a organização e produção de aplicações e serviços, tendo um papel importante num mundo impactado pela revolução e transformação digital. 

Conhecer o papel e o conceito do DEVOPS, juntamente aos benefícios que a sua adoção implica, é muito importante para que o seu entendimento seja mais claro e tranquilo na companhia. No atual mundo em transformação pela era digital, é essencial fazer com que os times de desenvolvimento e infraestrutura estejam motivados a entender o papel dessa metodologia ágil para consequentemente poder implementá-la com sucesso. 

Conceituando o DEVOPS 

Ainda que impreciso e não muito claro em teoria, na prática o seu conceito baseia-se na melhoria contínua do fluxo de comunicação, colaboração e produção de aplicativos e softwares entre as diferentes áreas de desenvolvimento e infraestrutura da organização, tendo como base a metodologia ágil.

Deste modo, a companhia consegue garantir a entrega de seus produtos e otimizações de forma mais rápida e dinâmica, cumprindo todas as etapas do ciclo de vida da produção de uma solução digital.

O papel do DEVOPS

O Gartner traz um exemplo de definição para DEVOPS como sendo uma mudança na cultura do TI, com rapidez na entrega do serviço de TI com adoção da agilidade e abordagem orientada para o sistema de produção [Tradução Livre – Gartner (2016)].

A partir do que foi dito, pode-se entender que as soluções desenvolvidas pelos sistemas de informação atualmente necessitam de metodologias dinâmicas e de baixos riscos para atuarem de forma confiável e correta no ambiente das grandes empresas. Apesar das StartUps já utilizarem dessa metodologia, somente a algum tempo as grandes companhias vêm adotando o DEVOPS como forma de unir os times de desenvolvimento com o time de operação(infraestrutura), viabilizando o fornecimento de produtos melhores, com alta qualidade e com o alto nível de automatização e monitoramento das fases de construção do software sendo fortemente defendido.

Transformação digital no mundo

Com a Revolução Digital, também chamada de Quarta Revolução Industrial, o mundo como um todo vem sendo palco para uma grande transformação digital nos sistemas de produção, seja físico ou virtual. Alguns dos seus pilares são os sistemas de integração e o cloud computing, que são amplamente abraçados pelo DEVOPS. Outro pilar importante é a participação do cliente durante o processo de construção da aplicação, trazendo como características o dinamismo e rapidez para a companhia.

Nesse novo cenário, o ser humano toma um papel muito mais criativo e de “solucionador de problemas”, passando as tarefas repetitivas e não-inteligentes para as ferramentas de automação. A essas ferramentas, cabe o papel de executar as tarefas designadas de forma rápida e sem erros.

Tomando como base o que foi dito, um paralelo pode ser traçado com o papel do DEVOPS no mundo de transformação digital. Deve ser papel de cada integrante do time querer fornecer um produto de valor ao cliente, independente das etapas do ciclo de vida do produto ou da sua produção.

A metodologia DEVOPS tem uma importante contribuição para essa ideia de novo mundo a partir da transformação digital. Com a sua implementação, as companhias percebem um aumento das suas funcionalidades e responsabilidades compartilhadas entre os times de desenvolvimento e infraestrutura, fazendo com que a integração do sistema de produção de softwares e aplicações seja contínua.

Benefícios da metodologia ágil e uma nova cultura de trabalho

A abordagem aos benefícios do DEVOPS é um tanto quanto direta, pois o fato de tornar a sua companhia mais ágil já é, por si só, um benefício para o encadeamento correto dos processos de DEVOPS. Além disso, alinhando esse conceito com as ferramentas de integração, gestão de versões (“versionamento”) e o mapeamento dos requisitos do negócio, o DEVOPS desponta como principal ferramenta de solução, em paralelo com o desenvolvimento de uma nova cultura organizacional que fomente o trabalho em equipe e a automação de processos. E aqui vale salientar a importância desses fatores para o papel da metodologia ágil no mundo de transformação digital.

Assim, a companhia irá ter uma alocação correta dos recursos para a eficiência da força de trabalho em detrimento da sua perda por culpa de processos sem comunicação e falta de cooperação pelos diferentes times. Certamente essa mudança de mentalidade e cultura no ambiente de trabalho fará a diferença na entrega de produtos de qualidade pela companhia, utilizando a metodologia ágil e o DEVOPS.

Principalmente num mundo digital em constante transformação, essa metodologia tem o papel de preparar a empresa para o dinamismo do mercado, que requerem constantes adaptações.

Para trocarmos informações e experiências sobre a prática do DEVOPS e como ele pode influenciar positivamente na sua companhia, entre em contato com a equipe do Grupo Mult, clique aqui!

Conheça um pouco mais sobre alguns trabalhos do Grupo Mult envolvendo Iot e microserviços lendo este case e baixando este e-book.

 

Share This