+55 31 3194 0400

A transformação digital tem mudado a forma como as pessoas se relacionam com o mundo ao seu redor. E na esfera dos negócios não é diferente. Neste cenário, há uma preocupação constante das organizações em proporcionar experiências digitais de fato na entrega de seus produtos ou serviços.

Por isso, é comum notar a emergência de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) sendo utilizadas na interação entre empresas e clientes. Tudo isso faz parte dessa transformação digital, capaz de mudar hábitos e tornar obsoletas ações corriqueiras.

Basta olhar para trás para perceber como as rotinas mudaram graças à tecnologia. Muitos dos processos antes executados de forma analógica dentro das empresas hoje são digitais, automatizados e integram setores que sequer se comunicavam.

Nos modelos de negócios em diversos segmentos, oferecer experiências digitais está deixando de ser algo inovador para se tornar uma exigência. Por isso é tão importante que os processos digitais não se caracterizem apenas dentro da empresa, mas também na integração dos clientes.

A filosofia por trás dos processos digitais

As experiências digitais são uma necessidade estratégica para que a empresa mantenha a competitividade e vão além da digitalização de recursos. Implicam na necessidade de novas modelagens da estrutura organizacional e da forma como a empresa interage com o cliente.

A filosofia BPM (Gestão de Processos de Negócio) preconiza o redesenho das estruturas, muitas vezes descartando modelos tradicionais. Os processos digitais, então, passam a integrar diferentes setores da empresa, alinhando-os ao redor do objetivo comum de entregar, com eficiência, um produto ou serviço de qualidade.

Para isso, tais processos devem ser estruturados a partir de tecnologias que proporcionem essa integração, como o BPMS (Sistema de Gestão de Processos de Negócio) e RPA(Robotic Process Automation). Tratam-se de softwares capazes de integrar setores, etapas, pessoas, máquinas e dados, além de automatizar os processos da empresa, reduzindo custos e otimizando o fluxo de trabalho.

Entrega de valor contínuo em uma abordagem ágil

O BPMS pode ajudar a estruturar e suportar os processos digitais de uma empresa em uma abordagem ágil. Ou seja, a implementação ocorre com foco em ativar esses processos no menor tempo possível, adotando uma modelagem pautada pela entrega de valor.

A partir dessa primeira implementação, o sistema é repensado e redesenhado, com foco em oferecer experiências digitais de fato. Assim, os processos digitais evoluem gradativamente, aprendendo com os feedbacks de sua execução real.

Em uma abordagem ágil, a modelagem de processos pautada pela entrega de valor apresenta benefícios como:

  • Agilidade – a primeira versão do produto é entregue rapidamente, com recursos essenciais. Essa versão, então, é constantemente aprimorada para se alinhar às estratégias do negócio e atender as necessidades do cliente;
  • Experimentação – a entrega contínua de valor possibilita a inovação constante a partir de testes que proporcionam insights valiosos;
  • Flexibilidade – como a evolução é progressiva, é possível redesenhar os processos para que estes se adequem às entregas de valor sempre que necessário.

Essa metodologia proporciona o entendimento mais rápido das necessidades do processo. Além disso, possibilita a visualização do funcionamento do sistema na prática, gerando insights que tornarão o resultado final uma experiência digital completa.

Em resumo, a transformação digital tem impulsionado as empresas a buscar soluções para proporcionar experiências digitais em seus processos e no relacionamento com o cliente.

Neste cenário, o digital não pode ser visto como uma simples ferramenta de suporte para os processos tradicionais. Mais do que isso, os processos digitais devem agregar valor à estratégia competitiva do negócio.

Para isso, é importante que esses processos sejam estruturados dentro de uma filosofia de entrega de valor contínuo e inovação constante, que permita acompanhar as transformações com foco em oferecer experiências cada vez mais completas.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre processos digitais e BPMS? Assine a newsletter do Grupo Mult para não perder nenhuma novidade!

Share This